O PÊNDULO DEFASADO

um exemplo de sistema caótico para estudantes do ciclo inicial do curso de graduação em Física

Authors

  • Silvana Perez Universidade Federal do Pará
  • João F. M. de Carvalho
  • Alexandre P da Costa
  • Simone G. Fraiha
  • João M. L. de Freitas
  • Huan Gabriel M de Souza

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v2i3.19049

Keywords:

Formação de professores. Aprendizagem ativa. Ensino de física. Modelagem.

Abstract

Neste trabalho é apresentado um estudo realizado por estudantes ingressantes do curso de Física da Universidade Federal do Pará com o objetivo de se analisar os estados de estabilidade de um pêndulo cujo pivô está em movimento circular uniforme (MCU). O modelo teórico foi desenvolvido utilizando-se a descrição de Lagrange da Mecânica Clássica. Após a modelagem, comparou-se as previsões teóricas com um aparato experimental, afim de se observar os casos de estabilidade. O projeto foi desenvolvido em uma disciplina piloto que se utilizou de uma metodologia ativa, baseada na indagação, em particular com o uso de problemas em aberto, para desenvolver nos estudantes habilidades e competências ligadas ao processo investigativo em ciências exatas, contribuindo também indiretamente para o entendimento da natureza da ciências.

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Published

2018-11-25

How to Cite

PEREZ, Silvana; DE CARVALHO, João F. M.; DA COSTA, Alexandre P; FRAIHA, Simone G.; DE FREITAS, João M. L.; DE SOUZA, Huan Gabriel M. O PÊNDULO DEFASADO: um exemplo de sistema caótico para estudantes do ciclo inicial do curso de graduação em Física. Journal of the Physics Teacher, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–13, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v2i3.19049. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/19049. Acesso em: 21 nov. 2024.