O PÊNDULO DEFASADO
um exemplo de sistema caótico para estudantes do ciclo inicial do curso de graduação em Física
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v2i3.19049Keywords:
Formação de professores. Aprendizagem ativa. Ensino de física. Modelagem.Abstract
Neste trabalho é apresentado um estudo realizado por estudantes ingressantes do curso de Física da Universidade Federal do Pará com o objetivo de se analisar os estados de estabilidade de um pêndulo cujo pivô está em movimento circular uniforme (MCU). O modelo teórico foi desenvolvido utilizando-se a descrição de Lagrange da Mecânica Clássica. Após a modelagem, comparou-se as previsões teóricas com um aparato experimental, afim de se observar os casos de estabilidade. O projeto foi desenvolvido em uma disciplina piloto que se utilizou de uma metodologia ativa, baseada na indagação, em particular com o uso de problemas em aberto, para desenvolver nos estudantes habilidades e competências ligadas ao processo investigativo em ciências exatas, contribuindo também indiretamente para o entendimento da natureza da ciências.
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