UTILIZAÇÃO DO DIAGRAMA V EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE MAGNETISMO EM SALA DE AULA DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Ramon Teodoro do Prado Instituto Federal do Espírito Santo
  • Laercio Ferracioli Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.7083

Palavras-chave:

Diagrama V;, Atividade Experimental;, Ensino de Física

Resumo

Este trabalho está embasado em um trabalho de mestrado no qual é apresentado a utilização do Diagrama V em uma atividade experimental de Magnetismo em Sala de Aula com estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual pública. É descrito o Diagrama V utilizado, o desenvolvimento da atividade, os resultados encontrados nas análises dos Diagramas Vs. O instrumento de Coleta de dados, Orientação e avaliação foi o Vê Epistemológico de Gowin, chamado nesse trabalho de Diagrama V. Os resultados revelaram que o Diagrama V foi bem aceito pelos estudantes que não mostraram resistência em trabalhar com esse recurso. A abrangência teórico-metodológica do Diagrama V permitiu, também, mapear erros conceituais dos estudantes que, muitas vezes, não são devidamente observados através de instrumentos tradicionais de avaliação, tais como, provas e relatórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramon Teodoro do Prado, Instituto Federal do Espírito Santo

Instituto Federal do Espírito Santo - UFES
Campus de Alegre, Rod Br 482, km 47, s/n ”“ Rive, Alegre ”“ ES, 29520 000

Laercio Ferracioli, Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo/Modelab/
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física-Polo 12-UFES

Referências

RIBEIRO, M. Só 11 % das Escolas Brasileiras têm Laboratórios de Ciências: O Globo Educação. Disponível em:. Acesso em 04/12/2013.

GOWIN, D.B.(1981) Educating. Ithaca, Cornel University Press.

GOWIN, D.B.; ALVAREZ, M.C. The Art Educating with V Diagrams. Cambridge University Press, New York, 2005

BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física 19(3), 291”“313. 2002.

FERRACIOLI, L. O V epistemológico como Instrumento Metodológico para o processo de Investigação. 2005, Revista Didática Sistêmica, Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

FERRACIOLI, L. O Diagrama V no Ensino Experimental. 2014, Publicação Interna do ModeLab. Departamento de Física, Universidade Federal do Espírito Santo.

BATISTELLA, C.A.R. Atividades de Ótica Exploradas no Ensino Médio através de Reflexões Epistemológicas com o Emprego do V de Gowin. Dissertação (mestrado em Ensino de Física ”“ Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física- Instituto de Física- UFRGS), Porto Alegre, 2007.

Novak, J.D. and Gowin, D. B. Learning How To Learn. New York: Cambridge University Press. 1994.

Downloads

Publicado

2017-08-07

Como Citar

PRADO, Ramon Teodoro do; FERRACIOLI, Laercio. UTILIZAÇÃO DO DIAGRAMA V EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE MAGNETISMO EM SALA DE AULA DE ENSINO MÉDIO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2017. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.7083. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/7083. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos