UTILIZAÇÃO DO DIAGRAMA V EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE MAGNETISMO EM SALA DE AULA DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Ramon Teodoro do Prado Instituto Federal do Espírito Santo
  • Laercio Ferracioli Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.7083

Palavras-chave:

Diagrama V;, Atividade Experimental;, Ensino de Física

Resumo

Este trabalho está embasado em um trabalho de mestrado no qual é apresentado a utilização do Diagrama V em uma atividade experimental de Magnetismo em Sala de Aula com estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola estadual pública. É descrito o Diagrama V utilizado, o desenvolvimento da atividade, os resultados encontrados nas análises dos Diagramas Vs. O instrumento de Coleta de dados, Orientação e avaliação foi o Vê Epistemológico de Gowin, chamado nesse trabalho de Diagrama V. Os resultados revelaram que o Diagrama V foi bem aceito pelos estudantes que não mostraram resistência em trabalhar com esse recurso. A abrangência teórico-metodológica do Diagrama V permitiu, também, mapear erros conceituais dos estudantes que, muitas vezes, não são devidamente observados através de instrumentos tradicionais de avaliação, tais como, provas e relatórios.

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Biografia do Autor

Ramon Teodoro do Prado, Instituto Federal do Espírito Santo

Instituto Federal do Espírito Santo - UFES
Campus de Alegre, Rod Br 482, km 47, s/n ”“ Rive, Alegre ”“ ES, 29520 000

Laercio Ferracioli, Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo/Modelab/
Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física-Polo 12-UFES

Referências

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Publicado

2017-08-07

Como Citar

PRADO, Ramon Teodoro do; FERRACIOLI, Laercio. UTILIZAÇÃO DO DIAGRAMA V EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE MAGNETISMO EM SALA DE AULA DE ENSINO MÉDIO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2017. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.7083. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/7083. Acesso em: 22 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos