Disciplinas do MNPEF: implementação, obstáculos e superações no universo acadêmico

Autores

  • Iramaia Jorge Cabral de Paulo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Marco Antônio Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v6i2.44625

Palavras-chave:

Ensino de Física. Mestrado profissional. Educação básica. Conteúdos de Física. MNPEF.

Resumo

 A partir de visitas realizadas a polos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF – PROFIS), é feito um relato de experiência em seis dos cinquenta e oito polos do Programa, entre 2014 e 2015, com foco na implementação das disciplinas obrigatórias da grade curricular, em conteúdos de Física e de Ensino. Esse relato sugere que o MNPEF é uma relevante iniciativa da Sociedade Brasileira de Física, com apoio da DED/CAPES e de universidades brasileiras. Sugere, também, que tanto docentes desse mestrado como professores mestrandos estão repensando suas práticas. Contudo, há dificuldades a serem superadas associadas a adequações metodológicas e na abordagem dos conteúdos.

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Referências

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Publicado

2022-09-14

Como Citar

JORGE CABRAL DE PAULO, Iramaia; ANTÔNIO MOREIRA, Marco. Disciplinas do MNPEF: implementação, obstáculos e superações no universo acadêmico. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 85–104, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v6i2.44625. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/44625. Acesso em: 26 abr. 2024.