Disciplinas do MNPEF: implementação, obstáculos e superações no universo acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v6i2.44625Palavras-chave:
Ensino de Física. Mestrado profissional. Educação básica. Conteúdos de Física. MNPEF.Resumo
A partir de visitas realizadas a polos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF – PROFIS), é feito um relato de experiência em seis dos cinquenta e oito polos do Programa, entre 2014 e 2015, com foco na implementação das disciplinas obrigatórias da grade curricular, em conteúdos de Física e de Ensino. Esse relato sugere que o MNPEF é uma relevante iniciativa da Sociedade Brasileira de Física, com apoio da DED/CAPES e de universidades brasileiras. Sugere, também, que tanto docentes desse mestrado como professores mestrandos estão repensando suas práticas. Contudo, há dificuldades a serem superadas associadas a adequações metodológicas e na abordagem dos conteúdos.
Downloads
Referências
https://www.capes.gov.br/educacao-a-distancia/profis.
GASPAR, A., Estudos da Educação, 13, 21, 71 (2004).
NARDI, R., Investigações em Ensino de Ciências 10 1, 63 (2005).
MOREIRA, M. A., Revista Brasileira de Ensino de Física, 22,1, 94 (2000).
DOMINGOS, J. C., Revista Brasileira De Pesquisa (Auto)biográfica 1, 1, 14 (2016).
MOREIRA, M. A., Revista do Professor de Física, 1, 1, 1(2017)
GUIMARÃES, R., Ciência & Saúde Coletiva, 18, 6, 1731 (2013).
MOREIRA, M. A., STUDART, N., VIANNA, D. M., Latin-American Journal of Physics Education, 10, 4, 4327 1 (2016)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).