Ensino-aprendizagem de Óptica Geométrica através de uma sequência didática vygotskyana
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25852Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem. Óptica Geométrica. Interação.Resumo
A presente pesquisa tem como objeto de estudo o ensino de óptica geométrica a partir de um kit contendo peças de acrílico (lentes e prismas), espelhos, laser, e outros materiais, cuja aplicação se orienta por princípios teóricos vygotskyanos, com objetivo de proporcionar a aprendizagem de estudantes do 2º ano do Ensino Médio, quando em contato com experimentos relacionados à luz. Os conteúdos abordados na aplicação do produto educacional são: reflexão e refração da luz, convergência e divergência, projeções com obstáculos, composição e decomposição da luz.
Para o desenvolvimento dessa pesquisa será utilizada como base teórica a Teoria Sócio-Interacionista de Lev Vygotsky, haja vista que se trata de manuseio de instrumentos (objetos do kit), oralidade (arguições, falas dos alunos e do professor), esclarecimentos mais aprofundados por parte do professor, para compreender certos fenômenos e conceitos, quais os alunos não conseguem entender a princípio ”“ utilizando-se dessa forma da Zona de Desenvolvimento Proximal ”“ ZDP (PAULA, 2009).
Barone (2011) ao abordar sobre a Psicologia sócio-histórica de Vygotsky comenta que os conceitos científicos são generalizados a partir de conceitos preliminares. A experiência, portanto, leva o experimentador a assimilar o novo com algo já conhecido. Sobre essa ótica, o professor atua como mediador, promovendo o contato entre o aluno e o objeto de pesquisa.
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