Ensino-aprendizagem de Óptica Geométrica através de uma sequência didática vygotskyana

Autores

  • Frederico Trindade Teófilo Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Daniela Fontana Almenara Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Jacinta S. Silva Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25852

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Óptica Geométrica. Interação.

Resumo

A presente pesquisa tem como objeto de estudo o ensino de óptica geométrica a partir de um kit contendo peças de acrílico (lentes e prismas), espelhos, laser, e outros materiais, cuja aplicação se orienta por princípios teóricos vygotskyanos, com objetivo de proporcionar a aprendizagem de estudantes do 2º ano do Ensino Médio, quando em contato com experimentos relacionados à luz. Os conteúdos abordados na aplicação do produto educacional são: reflexão e refração da luz, convergência e divergência, projeções com obstáculos, composição e decomposição da luz. 

Para o desenvolvimento dessa pesquisa será utilizada como base teórica a Teoria Sócio-Interacionista de Lev Vygotsky, haja vista que se trata de manuseio de instrumentos (objetos do kit), oralidade (arguições, falas dos alunos e do professor), esclarecimentos mais aprofundados por parte do professor, para compreender certos fenômenos e conceitos, quais os alunos não conseguem entender a princípio ”“ utilizando-se dessa forma da Zona de Desenvolvimento Proximal ”“ ZDP (PAULA, 2009).

Barone (2011) ao abordar sobre a Psicologia sócio-histórica de Vygotsky comenta que os conceitos científicos são generalizados a partir de conceitos preliminares. A experiência, portanto, leva o experimentador a assimilar o novo com algo já conhecido. Sobre essa ótica, o professor atua como mediador, promovendo o contato entre o aluno e o objeto de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

TEÓFILO, Frederico Trindade; ALMENARA, Daniela Fontana; SILVA, Jacinta S. Ensino-aprendizagem de Óptica Geométrica através de uma sequência didática vygotskyana. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 11–12, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25852. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25852. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)