Abordando a Termologia na Construção de um Aquecedor Solar usando a Pedagogia de Projetos
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25878Palavras-chave:
Termologia. Pedagogia de projetos. Aprendizagem significativa.Resumo
Em vista da dificuldade encontrada atualmente em tornar as aulas e conteúdos trabalhados mais atrativos e significativos para os estudantes, o presente trabalho pretende desenvolver um projeto para construção de um aquecedor solar utilizando a pedagogia de projetos. Prado (2001) enaltece em seu artigo a importância da pedagogia de projetos, no que diz respeito a identificar as estratégias envolvidas para desenvolver no aluno competências e habilidades. Essas estratégias são diferentes maneiras de se abordar um conteúdo, que podem ser: aulas expositivas, exposição de vídeos, realização de experimentos e criação de mapas conceituais. A aprendizagem significativa de David Ausubel é o embasamento para a aplicação deste produto, direcionado para turmas de 9º ano do ensino fundamental. Para Ausubel, o que mais influencia o processo de ensino-aprendizagem é o que o educando já sabe (MOREIRA, M. A; OSTERMANN, F, 1999), desse modo, identificando os conhecimentos prévios, subsunçores, dos estudantes e preparando as aulas baseadas nessa informação, o estudante será capaz de ancorar novos conhecimentos nesses subsunçores.
Nesse contexto, a pedagogia de projetos envolve três aspectos a se considerar: primeiro, os objetivos, as intenções e ações devem ser claras, que neste caso é o aprendizado de termologia através de aulas variadas; segundo, é preciso incorporar novas tecnologias para enriquecer e agregar avanços e, terceiro, são os conceitos das áreas de conhecimentos relacionados com a problemática em estudo (PRADO, 2001). Vale ressaltar que é de suma importância o preparo do professor em lidar com esta prática pedagógica, senão a ação é em vão.
A experimentação é uma estratégia capaz de aproximar o conteúdo à prática, propicia a participação ativa do estudante, fazendo com que se sintam desafiados ao construir um experimento (BRASIL, 1997). Além disso, interagem e trocam experiências e, nesse processo de elaboração de estratégias para resolver os desafios, o próprio estudante constrói seu conhecimento. Desse modo, a pedagogia de projetos estimula o estudante a pesquisar para responder seus questionamentos, proporcionando uma competição sadia na construção, neste caso, de um aquecedor mais eficiente e barato.
Em vista disso, organizar e trabalhar os conteúdos em forma de projetos promove a utilização de diferentes ferramentas, além de esta representar uma metodologia que pode despertar o interesse dos estudantes, tornando-os mais participativos e, em consequência, o processo de ensino-aprendizagem pode se tornar mais atrativo e eficiente.
Logo, com a aplicação da metodologia supracitada, os estudantes terão a oportunidade de participar mais ativamente da construção do conhecimento. A interação promovida pela realização de experimentos e pelo trabalho em grupo, por meio de projetos, oportuniza uma troca entre estudantes de diferentes níveis, bem como promove o professor ao patamar de mediador das situações de ensino-aprendizagem. As reflexões oportunizadas após cada momento vivenciado nas aulas e mediadas pelo professor constituirão em embasamento para a construção do conhecimento individual e coletivo.
Dessa forma, o trabalho pretende despertar nos estudantes interesse nos conteúdos de termologia, incentivando, desse modo, a autonomia em pesquisar e descobrir e, ainda, melhorar o nível de instrução também de professores, fornecendo a estes subsídios para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra satisfatoriamente dentro do conteúdo proposto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).