Abordando a Termologia na Construção de um Aquecedor Solar usando a Pedagogia de Projetos

Autores

  • Franciele Biella Sá Monteiro Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Mônica Guimarães Fonseca Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Daniela Fontana Almenara Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Eliane Silva Leite Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Walter Trennepohl Júnior Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25878

Palavras-chave:

Termologia. Pedagogia de projetos. Aprendizagem significativa.

Resumo

Em vista da dificuldade encontrada atualmente em tornar as aulas e conteúdos trabalhados mais atrativos e significativos para os estudantes, o presente trabalho pretende desenvolver um projeto para construção de um aquecedor solar utilizando a pedagogia de projetos. Prado (2001) enaltece em seu artigo a importância da pedagogia de projetos, no que diz respeito a identificar as estratégias envolvidas para desenvolver no aluno competências e habilidades. Essas estratégias são diferentes maneiras de se abordar um conteúdo, que podem ser: aulas expositivas, exposição de vídeos, realização de experimentos e criação de mapas conceituais. A aprendizagem significativa de David Ausubel é o embasamento para a aplicação deste produto, direcionado para turmas de 9º ano do ensino fundamental. Para Ausubel, o que mais influencia o processo de ensino-aprendizagem é o que o educando já sabe (MOREIRA, M. A; OSTERMANN, F, 1999), desse modo, identificando os conhecimentos prévios, subsunçores, dos estudantes e preparando as aulas baseadas nessa informação, o estudante será capaz de ancorar novos conhecimentos nesses subsunçores.

Nesse contexto, a pedagogia de projetos envolve três aspectos a se considerar: primeiro, os objetivos, as intenções e ações devem ser claras, que neste caso é o aprendizado de termologia através de aulas variadas; segundo, é preciso incorporar novas tecnologias para enriquecer e agregar avanços e, terceiro, são os conceitos das áreas de conhecimentos relacionados com a problemática em estudo (PRADO, 2001). Vale ressaltar que é de suma importância o preparo do professor em lidar com esta prática pedagógica, senão a ação é em vão.

A experimentação é uma estratégia capaz de aproximar o conteúdo à prática, propicia a participação ativa do estudante, fazendo com que se sintam desafiados ao construir um experimento (BRASIL, 1997). Além disso, interagem e trocam experiências e, nesse processo de elaboração de estratégias para resolver os desafios, o próprio estudante constrói seu conhecimento. Desse modo, a pedagogia de projetos estimula o estudante a pesquisar para responder seus questionamentos, proporcionando uma competição sadia na construção, neste caso, de um aquecedor mais eficiente e barato.

Em vista disso, organizar e trabalhar os conteúdos em forma de projetos promove a utilização de diferentes ferramentas, além de esta representar uma metodologia que pode despertar o interesse dos estudantes, tornando-os mais participativos e, em consequência, o processo de ensino-aprendizagem pode se tornar mais atrativo e eficiente.

Logo, com a aplicação da metodologia supracitada, os estudantes terão a oportunidade de participar mais ativamente da construção do conhecimento. A interação promovida pela realização de experimentos e pelo trabalho em grupo, por meio de projetos, oportuniza uma troca entre estudantes de diferentes níveis, bem como promove o professor ao patamar de mediador das situações de ensino-aprendizagem. As reflexões oportunizadas após cada momento vivenciado nas aulas e mediadas pelo professor constituirão em embasamento para a construção do conhecimento individual e coletivo.

Dessa forma, o trabalho pretende despertar nos estudantes interesse nos conteúdos de termologia, incentivando, desse modo, a autonomia em pesquisar e descobrir e, ainda, melhorar o nível de instrução também de professores, fornecendo a estes subsídios para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra satisfatoriamente dentro do conteúdo proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

MONTEIRO, Franciele Biella Sá; FONSECA, Mônica Guimarães; ALMENARA, Daniela Fontana; LEITE, Eliane Silva; JÚNIOR, Walter Trennepohl. Abordando a Termologia na Construção de um Aquecedor Solar usando a Pedagogia de Projetos. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 55–56, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25878. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25878. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)