CONTEXTO HISTÓRICO SOBRE A LUZ: INVESTIGAÇÕES SOBRE SUA NATUREZA

Autores

  • Frederico Trindade Teófilo Universidade Federal de Rondônia
  • Daniela Fontana Almenara Secretaria de Estado da Educação de Rondônia
  • Sandro Natal Daniel Faculdade UNINASSAU Vilhena-RO

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i3.50525

Palavras-chave:

Luz. Partículas. Ondas.

Resumo

Neste trabalho são apresentadas algumas considerações sobre a natureza da luz sob a perspectiva de vários cientistas. Este trabalho, de pesquisa bibliográfica, tem como objetivo elucidar brevemente a história da luz, com abordagens que abrangem desde a Antiguidade ao século XXI, destacando os grandes nomes da ciência que buscaram a compreensão dos fenômenos envolvendo a luz. Instrumentos ópticos são apresentados como importantes utensílios na observação da luz. A luz sempre despertou a curiosidade de muitos e por isso, várias foram as experiências e pontos de vista para explicarem os fenômenos luminosos. Explicações de caráter místico, teórico e sobretudo experimental fizeram parte do rol de concepções a respeito da luz. As abordagens aqui descritas podem servir de reflexão ou complemento didático em aulas de Ciências ou de Física, quando o assunto for estudo da luz. Algumas perguntas sobre a natureza da luz são feitas desde tempos imemoriáveis, e embora hoje pareçam respondidas, ainda suscitam desconfiança e pareceres diferentes. O texto apresenta a evolução do estudo da luz e finaliza apontando a relevância que o uso da luz tem nos mais diversos experimentos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEM-DOV, Y. Convite à física. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996.

BOHR, N. Física atômica e conhecimento humano: ensaios 1932-1957. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995.

BRAGA, M. et al. Breve história da ciência moderna. Vol.2: Das máquinas de mundo ao universomáquina. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.

BRITO, N. B. et al. História da física no século XIX: discutindo natureza da ciência e suas implicações para o ensino de física em sala de aula. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 214-213, 2014.

CARVALHO, A. M. P. et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2010.

CRUZ, D. Óptica. São Paulo: Editora Ática, 2002.

EINSTEIN, A.; INFELD, L. A Evolução da Física. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

FIGUEIREDO, A.; PIETROCOLA, M. Luz e Cores. São Paulo: FTD, 2000.

HAWKING, S. Uma breve história do tempo. Edição digital, 1 ed., Editora Intrínseca, 2018.

MORETTO, V. P. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. Rio de Janeiro: DP & A, 2000.

POZAR, T. et al. Isolated detection of elastic waves driven by the momentum of light. Nature Communications, n.9, 2018.

ROONEY, A. A História da Física. M. Books do Brasil Editora Ltda., 2013.

ROSA, C. A. P. História da Ciência: Da Antiguidade ao Renascimento Científico. Vol. I. 2. ed. Brasília: FUNAG, 2012.

SALVETTI, A. R. A história da luz. 2. ed. rev. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2008.

SILVA, A. P. B.; GUERRA, A. História da Ciência e Ensino: Fontes primárias e propostas para sala de aula. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.

SILVA, B. V. C. História e Filosofia da Ciência como subsídio para elaborar estratégias didáticas em sala de aula: um relato de experiência em sala de aula. Revista Ciências & Ideias, v. 3, n. 2, p. 1-14, 2012.

SILVA, F. W. O. A evolução da teoria ondulatória da luz e os livros didáticos. Revista Brasileira de Ensino de Física, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, v. 29, n. 1, p. 149-159, 2007.

SILVA, C. C. MARTINS, R. A. A teoria das cores de Newton: Um exemplo do uso da História da Ciência em Sala de Aula. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 53-65, 2003.

SILVA, C. C. MOURA, B. A. A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 1, 2008.

SBF Sociedade Brasileira de Física. Disponível em . Acesso em 06 de agosto de 2023.

Downloads

Publicado

2025-01-03

Como Citar

TEÓFILO, Frederico Trindade; FONTANA ALMENARA, Daniela; NATAL DANIEL, Sandro. CONTEXTO HISTÓRICO SOBRE A LUZ: INVESTIGAÇÕES SOBRE SUA NATUREZA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 54–65, 2025. DOI: 10.26512/rpf.v8i3.50525. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/50525. Acesso em: 9 jan. 2025.