CONTEXTO HISTÓRICO SOBRE A LUZ: INVESTIGAÇÕES SOBRE SUA NATUREZA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v8i3.50525Palavras-chave:
Luz. Partículas. Ondas.Resumo
Neste trabalho são apresentadas algumas considerações sobre a natureza da luz sob a perspectiva de vários cientistas. Este trabalho, de pesquisa bibliográfica, tem como objetivo elucidar brevemente a história da luz, com abordagens que abrangem desde a Antiguidade ao século XXI, destacando os grandes nomes da ciência que buscaram a compreensão dos fenômenos envolvendo a luz. Instrumentos ópticos são apresentados como importantes utensílios na observação da luz. A luz sempre despertou a curiosidade de muitos e por isso, várias foram as experiências e pontos de vista para explicarem os fenômenos luminosos. Explicações de caráter místico, teórico e sobretudo experimental fizeram parte do rol de concepções a respeito da luz. As abordagens aqui descritas podem servir de reflexão ou complemento didático em aulas de Ciências ou de Física, quando o assunto for estudo da luz. Algumas perguntas sobre a natureza da luz são feitas desde tempos imemoriáveis, e embora hoje pareçam respondidas, ainda suscitam desconfiança e pareceres diferentes. O texto apresenta a evolução do estudo da luz e finaliza apontando a relevância que o uso da luz tem nos mais diversos experimentos científicos.
Downloads
Referências
BEM-DOV, Y. Convite à física. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996.
BOHR, N. Física atômica e conhecimento humano: ensaios 1932-1957. Rio de Janeiro: Contraponto, 1995.
BRAGA, M. et al. Breve história da ciência moderna. Vol.2: Das máquinas de mundo ao universomáquina. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
BRITO, N. B. et al. História da física no século XIX: discutindo natureza da ciência e suas implicações para o ensino de física em sala de aula. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 214-213, 2014.
CARVALHO, A. M. P. et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2010.
CRUZ, D. Óptica. São Paulo: Editora Ática, 2002.
EINSTEIN, A.; INFELD, L. A Evolução da Física. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.
FIGUEIREDO, A.; PIETROCOLA, M. Luz e Cores. São Paulo: FTD, 2000.
HAWKING, S. Uma breve história do tempo. Edição digital, 1 ed., Editora Intrínseca, 2018.
MORETTO, V. P. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. Rio de Janeiro: DP & A, 2000.
POZAR, T. et al. Isolated detection of elastic waves driven by the momentum of light. Nature Communications, n.9, 2018.
ROONEY, A. A História da Física. M. Books do Brasil Editora Ltda., 2013.
ROSA, C. A. P. História da Ciência: Da Antiguidade ao Renascimento Científico. Vol. I. 2. ed. Brasília: FUNAG, 2012.
SALVETTI, A. R. A história da luz. 2. ed. rev. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2008.
SILVA, A. P. B.; GUERRA, A. História da Ciência e Ensino: Fontes primárias e propostas para sala de aula. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.
SILVA, B. V. C. História e Filosofia da Ciência como subsídio para elaborar estratégias didáticas em sala de aula: um relato de experiência em sala de aula. Revista Ciências & Ideias, v. 3, n. 2, p. 1-14, 2012.
SILVA, F. W. O. A evolução da teoria ondulatória da luz e os livros didáticos. Revista Brasileira de Ensino de Física, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, v. 29, n. 1, p. 149-159, 2007.
SILVA, C. C. MARTINS, R. A. A teoria das cores de Newton: Um exemplo do uso da História da Ciência em Sala de Aula. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 53-65, 2003.
SILVA, C. C. MOURA, B. A. A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 1, 2008.
SBF Sociedade Brasileira de Física. Disponível em . Acesso em 06 de agosto de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).