Lesões precursoras para câncer de colo uterino e os aspectos sociodemográficos das portadoras
Palavras-chave:
Colo do útero, Neoplasias do colo do útero, Saúde da mulher, Colposcopia, Displasia do colo uterinoResumo
Objetivo: Demonstrar os aspectos sociodemográficos das mulheres com lesões precursoras para o câncer de colo uterino atendidas no ambulatório de patologia do trato genital inferior e colposcopia (PTGIC), buscando associações com essas variáveis. Metodologia: Trata-se de um estudo documental, transversal descritivo. Foi considerado, para efeito deste estudo, censo dos prontuários médicos de mulheres atendidas no Ambulatório de PTGIC no ano de 2009, totalizando 315 prontuários. Aplicado os critérios de exclusão restaram 142 prontuários que fizeram parte dos resultados do estudo. Resultados: as mulheres com lesões precursoras para o câncer do colo uterino atendidas no ambulatório PTGIC em 2009 possuem média de 38,8 anos de idade, sendo que 97 (68,3%) são casadas, 64 (45,1%) de cor branca, 78 (54,9%) com ensino fundamental, 81 (57%) do lar e, 66 (46,5%) dessas mulheres obtiveram como resultado histopatológico NIC 3 e Carcinoma. As variáveis não apresentaram associação significativa para o câncer do colo uterino. Conclusão: esses dados sugerem a importância da implementação, de programas educacionais nas unidades de saúde, focalizando a necessidade de avaliação ginecológica periódica, visando à prevenção do câncer de colo uterino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).