Gravidez na adolescência:
perfil das gestantes, fatores precursores e riscos associados
Resumo
Objetivo: Demonstrar o perfil das gestantes adolescente; e os fatores precursores e riscos associados à gravidez na adolescência. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, com busca de literaturas em periódicos indexados as bases de dados LILACS e SciELO, publicadas no período de 2004 a 2011. Para tal, foram utilizados os descritores indexadores de busca: Adolescência; Gravidez na Adolescência, Fatores de Risco, Fatores precursores. Resultados: Foram levantados ao todo 129 artigos, sendo que destes somente 60 foram analisados e catalogados por atenderem ao objeto da pesquisa. Da leitura extraíram-se as temáticas que respondessem o objetivo e criando posteriormente as categorias a seguir: 1-Perfil das Adolescentes; 2- Fatores precursores e riscos associados à gravidez na adolescência. Conclusão: Quanto ao perfil verificou-se que possuem baixo nível socioeconômico, pertencendo à classe baixa, além de baixo nível educacional e cultural, sendo que a maioria não é casada legalmente. No que diz respeito aos fatores precursores se destacou os aspectos socioeconômicos. Ficando ainda evidenciado forte relação entre pobreza, baixa escolaridade e a baixa idade para gravidez. Destacou-se também o fato da diminuição da idade média da primeira relação sexual e da menarca. Associado a esse fato encontra-se a não utilização de métodos contraceptivos. Em relação à s conseqüências que afetam à saúde do bebê, verificou-se que as complicações mais associadas são a prematuridade, morte perinatal, epilepsia, deficiência mental, cegueira, surdez, aborto natural, a pré-eclampsia, a anemia, as infecções, as complicações no parto e puerpério e perturbações emocionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).