A implementação da sistematização da assistência de enfermagem na UTI - Neonatal do Hospital Regional de Cáceres-MT
Resumo
O estudo objetivou analisar a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) na UTI - Neonatal do Hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Fontes ”“ HRCAF. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, com perfil descritivo do tipo estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com cinco profissionais enfermeiros da UTI ”“ Neonatal, utilizando-se como instrumento de pesquisa um questionário contendo perguntas abertas e fechadas e análise de um prontuário. Os resultados demonstraram que os enfermeiros conhecem e percebem a importância da SAE como instrumento metodológico que orienta a prática do cuidado e como reconhecimento profissional, apesar de não ser realizada por todos. A análise do prontuário demonstrou que não existe Sistematização da Assistência de Enfermagem nesta clínica. Dos 707 dias analisados houve apenas 30 registros (4,25%) de Investigação de Enfermagem, nenhum (0,0%) registro de Diagnóstico e Planejamento, 57 (8,26%) dias com registro de Implementação, e 23 registro de Avaliação (3,24%) nos quais a enfermagem registrou seus cuidados, somando 15,55% de assistência registrada em prontuário. Com a concretização deste estudo, percebeu-se que a SAE muitas vezes torna-se impossível na prática dos profissionais de enfermagem em virtude das variadas dificuldades encontradas como: falta de tempo, falta de recursos humanos, sobrecarga de trabalho, e de forma genérica a estrutura organizacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).