Análise das produções literárias sobre o uso do brinquedo terapêutico nos procedimentos clínicos infantis
Palavras-chave:
Ciências da saúde, PediatriaResumo
Este estudo teve por objetivo levantar e descrever as produções científicas sobre a utilização do brinquedo terapêutico como recurso facilitador na assistência a criança durante a realização de procedimentos clínicos pela equipe de saúde. A estratégia metodológica constitui-se através da revisão integrativa da literatura, mediante busca eletrônica nos bancos de dados: (SciELO, Lilacs e PubMed), utilizando-se critérios de exclusão e inclusão. A busca nas bases de dados revelou um total de 74 trabalhos científicos pré-selecionados publicados em diversos periódicos. Mediante a utilização dos critérios de inclusão/exclusão e leitura analítica, selecionou-se 12 artigos, publicados no período de 2001 a 2011. A análise dos estudos pautou-se nos efeitos do brinquedo terapêutico como subsidio na realização de procedimentos clínicos em crianças. O brinquedo terapêutico mostrou-se como forma adequada para comunicar-se efetivamente com a criança e prepará-la para o procedimento invasivo e situações adversas. Conclui-se que com a utilização do brinquedo terapêutico, a criança compreende a finalidade da assistência, favorecendo maior adaptação, aceitação e cooperação, facilitando a promoção de cuidados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).