Avaliação da Síndrome de Burnout em profissionais de saúde

Autores

  • Rogério Ferrari Universidade Estácio de Sá, UNESA, Rio de Janeiro-RJ
  • Flávia Maria de França
  • Josiane Magalhães

Resumo

Objetivo: Analisar por meio da revisão de literatura a presença da Síndrome de Burnout em profissionais de saúde. MétodoConduziu-se uma busca nas bibliotecas virtuais: SciELO e LILACS. A estratégia de busca baseou-se na utilização dos descritores “síndrome de burnout” e “burnout syndrome”. Após a utilização dos critérios empregados na estratégia metodológica como os de exclusão/inclusão, selecionou-se 16 estudos, publicados no período de 2002 a 2010, para compor os resultados. ResultadosCom a análise dos estudos ficou evidenciado o destaque dos profissionais de saúde como pré-dispostos a desenvolverem esse tipo de estresse ocupacional de caráter crônico. Por se tratar de profissionais com ocupações assistenciais, focada na prestação de cuidados fundamentados numa filosofia humanística, possuem tendência a apresentarem elevado nível de estresse. Conclusão: Assim, faz-se necessário seu reconhecimento e entendimento, bem como que tal temática seja contemplada com medidas de políticas públicas voltadas para a saúde e bem-estar profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Ferrari, Universidade Estácio de Sá, UNESA, Rio de Janeiro-RJ

Graduando em Medicina pela Universidade Estácio de Sá, UNESA, Campus Centro V ”“ Arcos da Lapa, Rio de Janeiro-RJ.

Flávia Maria de França

Enfermeira, mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília, UNB. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT. Enfermeira Assistencialista do Hospital Regional de Cáceres/MT. E-mail: flavia43franca@hotmail.com.

Josiane Magalhães

Socióloga. Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT.

Downloads

Publicado

28-07-2017

Como Citar

1.
Ferrari R, França FM de, Magalhães J. Avaliação da Síndrome de Burnout em profissionais de saúde. Rev. G&S [Internet]. 28º de julho de 2017 [citado 27º de julho de 2021];3(3):868-83. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/145

Edição

Seção

Temas Livres em Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>