Aspectos reprodutivos associados à s lesões precursoras para câncer de colo uterino
Palabras clave:
Ginecologia e ObstetríciaResumen
Objetivo: Verificar a relação entre as variáveis reprodutivas e as lesões precursoras para o câncer de colo uterino, em mulheres atendidas no ambulatório de patologia do trato genital inferior e colposcopia (PTGIC), lotado no complexo regional de saúde da cidade de Cáceres, sudoeste de Mato Grosso, no ano de 2009. Metodologia: Foi realizado um estudo transversal descritivo, com coleta de dados em prontuários de 142 mulheres com citologia alterada, colposcopia positiva e submetidas à biópsia dirigida, levando em conta as variáveis reprodutivas. Resultados: apontam que a idade mínima da menarca foi de 9 anos e a idade máxima foi de 17 anos, com média de 12,6 anos; quanto à paridade a média foi de 3,4 filhos; o uso de método contraceptivo hormonal corresponde a 34,5% e a laqueadura tubária 38,1% da pesquisa; 46,5% fazem ou fizeram uso do contraceptivo por período maior que 5 anos, com tempo médio de 4,7anos; e, 67,2% das mulheres estudadas não utilizam preservativo. As variáveis reprodutivas não apresentaram associação significativa para o câncer do colo uterino. Conclusão: as características das mulheres estudadas podem servir de embasamento para um trabalho direcionado a essa população, no sentido de buscar minimizar essa problemática. Ainda que os dados obtidos tenham sido satisfatórios, pois foi possível traçar o perfil dos aspectos reprodutivos das mulheres atendidas no Ambulatório de PTGIC, observou-se a ausência de associação entre os aspectos reprodutivos e os achados da biópsia cervical, isso pode estar associado a alguns fatores limitantes do estudo que precisam ser ponderados
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença