FATORES RELACIONADOS AO ABSENTEÍSMO POR DOENÇA EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM:
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Résumé
Introdução: o absenteísmo nas instituições de saúde vem surgindo em decorrência do aumento de atestados médicos e do desgaste físico, psicológico e social, tendo como consequência o adoecimento. Objetivo: investigar fatores relacionados ao absenteísmo por doença entre profissionais de enfermagem. Método: trata-se de um estudo de revisão integrativa da literatura científica. Foram selecionados artigos das seguintes bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO) na qual foram encontrados 735 artigos, sendo 86 em texto completo na base de dados da BVS. Resultados: ficaram evidenciadas as doenças do sistema osteomuculares como a principal causa do absenteísmo; quanto à s estratégias, foram encontradas as seguintes ações preventivas: educação em saúde e o dimensionamento de pessoal na equipe de enfermagem. Conclusão: por meio do conhecimento da ausência dos trabalhadores de enfermagem nos serviços de saúde, pode-se ter uma organização do serviço de forma a minimizar o absenteísmo e promover o aumento da qualidade do atendimento prestado ao cliente.
Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).