Análise das produções literárias sobre o uso do brinquedo terapêutico nos procedimentos clínicos infantis
Palabras clave:
Ciências da saúde, PediatriaResumen
Este estudo teve por objetivo levantar e descrever as produções científicas sobre a utilização do brinquedo terapêutico como recurso facilitador na assistência a criança durante a realização de procedimentos clínicos pela equipe de saúde. A estratégia metodológica constitui-se através da revisão integrativa da literatura, mediante busca eletrônica nos bancos de dados: (SciELO, Lilacs e PubMed), utilizando-se critérios de exclusão e inclusão. A busca nas bases de dados revelou um total de 74 trabalhos científicos pré-selecionados publicados em diversos periódicos. Mediante a utilização dos critérios de inclusão/exclusão e leitura analítica, selecionou-se 12 artigos, publicados no período de 2001 a 2011. A análise dos estudos pautou-se nos efeitos do brinquedo terapêutico como subsidio na realização de procedimentos clínicos em crianças. O brinquedo terapêutico mostrou-se como forma adequada para comunicar-se efetivamente com a criança e prepará-la para o procedimento invasivo e situações adversas. Conclui-se que com a utilização do brinquedo terapêutico, a criança compreende a finalidade da assistência, favorecendo maior adaptação, aceitação e cooperação, facilitando a promoção de cuidados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).