AS SUTIS FORMAS DE EXISTIR:

os desquadrados lampejantes

Authors

Keywords:

Arte e tecnologia, sensores eletrônicos, ecologias

Abstract

O presente artigo visa produzir estética sobre trabalho exposto no #21.Art que tem os sensores eletrônicos como forma de encontrar as animalidades perdidas do ser humano. Desdobra-se como andamento dos estudos de início de doutoramento do artista e das percepções de como sua poética tensiona pensamentos que fazem vazar as estruturas saturadas do humanismo. Para tanto, a criação conceitual da etoontologia se faz como desdobramentos das questões levantadas pelo trabalho Lampejos. Busca referências nas teorias pós-estruturalista e da arte para criar etoontologias e pensar a criação de eletroseres. A partir das questões de trabalho e da análise da produção artística autoral, pretende-se investigar as ecologias da sensorialidade, buscando fortalecimento nas filosofias pós- estruturalistas para a criação conceitual que une etologia (estudo do comportamento animal e ontologia (estudo da existência humana) como forma de fazer variar categorias definidas pela ciência humanista e pela cartesianidade científica.

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Author Biographies

Thiago Heinemann Rodeghiero, Universidade de Brasília - UnB

Técnico em edição de imagens pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e doutorando
em artes visuais pela Universidade de Brasília (PPGAV).

Suzete Venturelli, Universidade de Brasília - UnB

Professora e artista designer computacional da Universidade Anhembi Morumbi
(PPGDesign) e Universidade de Brasília (PPGAV). Pesquisadora do CNPq. Coordena em
conjunto com Gilbertto Prado o LabDAT / UAM. Participa de congressos e exposições
nacionais e internacionais.

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Published

2023-05-22

How to Cite

Heinemann Rodeghiero, T., & Venturelli, S. (2023). AS SUTIS FORMAS DE EXISTIR:: os desquadrados lampejantes. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 21(2), 204–213. Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/48442

Issue

Section

Dossiê - #21.Art