Perguntas Abertas Versus Perguntas Fechadas:

Uma Comparação Empírica

Auteurs-es

  • Hartmut Gunther Universidade de Brasilia
  • Jair Lopes Júnior Universidade de Brasilia

Résumé

RESUMO - Este trabalho apresenta uma revisão da literatura acerca da ambigüidade quanto à eficácia relativa de questões abertas versus questões fechadas. A partir de um estudo empírico, no qual os mesmos sujeitos responderam sobre um mesmo assunto com perguntas abertas e fechadas, discutiu-se a vantagem relativa destas duas maneiras de se apresentar perguntas. A conclusão reforça a noção de que perguntas abertas são úteis como subsídio para a construção de instrumentos com itens fechados, que, por sua vez, são mais práticos em sua aplicação.

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Publié-e

2012-08-15

Comment citer

Gunther, H., & Lopes Júnior, J. (2012). Perguntas Abertas Versus Perguntas Fechadas:: Uma Comparação Empírica. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 6(2), 203–213. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17094