Taxa de Resposta em Levantamento de Dados pelo Correio:

O Efeito de Quatro Variáveis

Autores

  • Valdiney Velôso Gouveia Universidade Federal da Paraíba
  • Hartmut Günther Universidade de Brasilia

Palavras-chave:

Técnicas, Questionário, Correio

Resumo

RESUMO - O objetivo deste estudo foi avaliar a adequação da técnica de levantamento de dados pelo correio para coletar informações no Brasil. A pesquisa foi realizada em Brasília. Com uma amostra randômica de 480 endereços foi estudado o efeito de quatro variáveis sobre a taxa de resposta: (1) contato adicional com o respondente, (2) tipo de envelope, (3) conteúdo da carta introdutória e (4) saliência do assunto da pesquisa. A taxa de resposta geral foi de 21,5%, aumentando para 30% quando os respondentes foram contactados por telefone, ou antes ou depois de ter recebido o questionário pelo correio. As demais variáveis não tiveram influência significativa sobre a taxa de resposta, nem foi observada interação entre as variáveis. Concluiu-se que a técnica de levantamento de dados pelo correio pode ser adequada na população estudada; entretanto, sugerem-se estudos adicionais para verificar que outros fatores contribuem para um aumento da taxa de resposta no meio brasileiro.

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Publicado

2012-09-24

Como Citar

Velôso Gouveia, V., & Günther, H. (2012). Taxa de Resposta em Levantamento de Dados pelo Correio:: O Efeito de Quatro Variáveis. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 11(2), 163–168. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17244

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