Competência Social, Inclusão Escolar e Autismo:

Um Estudo de Caso Comparativo

Autores/as

  • Siglia Hoher Camargo
  • Cleonice Alves Bosa

Palabras clave:

Psicologia, Competência social, Autismo, Inclusão escolar, Metodologia Q

Resumen

A literatura sobre autismo enfatiza os prejuízos no desenvolvimento de habilidades interativas e da competência social (CS) dessas crianças, colocando em dúvida a educabilidade desses sujeitos no ensino comum. O objetivo deste estudo foi investigar o perfil de CS de uma criança pré-escolar com autismo (AU), em inclusão escolar, comparado a uma criança com desenvolvimento típico (DT) e investigar a influência do ambiente escolar (sala de aula ou pátio) no perfil de CS de ambas. Foi realizada observação sistemática das interações na escola. A codificação das imagens foi realizada por um avaliador independente. Utilizou-se como instrumento a versão adaptada da Escala Q-sort de CS. Os resultados demonstraram diferenças e semelhanças no perfil de CS das duas crianças, nos dois contextos.

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Publicado

2012-10-01

Cómo citar

Camargo, S. H., & Bosa, C. A. (2012). Competência Social, Inclusão Escolar e Autismo:: Um Estudo de Caso Comparativo. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 28(3), 315–324. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18165