Metacognição e Funções Executivas:

Relações entre os Conceitos e Implicações para a Aprendizagem

Autores/as

  • Helena Vellinho Corso Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Psicologia
  • Tânia Mara Sperb Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Psicologia
  • Graciela Inchausti de Jou Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jerusa Fumagalli Salles Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Psicologia

Palabras clave:

Psicologia Cognitiva;Neuropsicologia, Metacognição, Funções executivas, Cognição, Aprendizagem

Resumen

A pesquisa sobre aprendizagem indica que as capacidades de planejamento, monitoramento e controle são centrais ao processo de aprender, e que falhas ou atraso no seu desenvolvimento estão presentes nas dificuldades de aprendizagem. Tais capacidades são definidas como “metacognição” em uma abordagem psicológica, e como “funções executivas” em uma abordagem neuropsicológica. Assim, deparamo-nos com dois conceitos distintos que remetem a capacidades mentais semelhantes. Este trabalho examina o conceito psicológico de metacognição e o conceito neuropsicológico de funções executivas, relacionando-os entre si e com o aprender. Evidenciou-se que os conceitos aproximam-se em alguns aspectos e divergem em outros, e que há dados empíricos iniciais confirmando a relação entre as habilidades descritas pelos dois conceitos.

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Publicado

2013-04-22

Cómo citar

Corso, H. V., Sperb, T. M., de Jou, G. I., & Salles, J. F. (2013). Metacognição e Funções Executivas:: Relações entre os Conceitos e Implicações para a Aprendizagem. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 29(1), 21–29. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17593