VARIÁVEIS PSICOSSOCIAIS E DESEMPENHO EM LEITURA DE CRIANÇAS DE BAIXO NÍVEL SOCIOECONÔMICO

Autores

  • Luciane da Rosa Piccolo UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
  • Olga Garcia Falceto
  • Carmen Luisa Fernandes
  • Daniela Centenaro Levandowski Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
  • Rodrigo Grassi-Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do sul - PUCRS
  • Jerusa Fumagalli Salles UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Palavras-chave:

Psicololiga; Neuropsicologia Cognitiva, Fatores psicossociais, Desempenho em leitura, Compreensão de leitura, Família

Resumo

Esse estudo investigou a contribuição de fatores psicossociais para o desempenho em leitura de crianças de uma coorte populacional de baixo nível socioeconômico. As mães responderam instrumentos aos 4 meses, 2 e 5/6 anos da criança. Aos 9-11anos, 59 crianças realizaram avaliação da leitura. Encontrou-se correlações significativas negativas entre morbidade psiquiátrica materna (SRQ-20) e leitura de palavras e entre o número de familiares que moravam com a criança e leitura de palavras. A renda familiar correlacionou-se significativa e positivamente com compreensão de leitura textual. Apenas o número de familiares que residiam com a criança foi preditor do desempenho em leitura de palavras. Hipóteses explicativas são discutidas.

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Publicado

2012-12-17

Como Citar

Piccolo, L. da R., Falceto, O. G., Fernandes, C. L., Levandowski, D. C., Grassi-Oliveira, R., & Salles, J. F. (2012). VARIÁVEIS PSICOSSOCIAIS E DESEMPENHO EM LEITURA DE CRIANÇAS DE BAIXO NÍVEL SOCIOECONÔMICO. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 28(4), 389–398. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17576

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