VARIÁVEIS PSICOSSOCIAIS E DESEMPENHO EM LEITURA DE CRIANÇAS DE BAIXO NÍVEL SOCIOECONÔMICO
Palavras-chave:
Psicololiga; Neuropsicologia Cognitiva, Fatores psicossociais, Desempenho em leitura, Compreensão de leitura, FamíliaResumo
Esse estudo investigou a contribuição de fatores psicossociais para o desempenho em leitura de crianças de uma coorte populacional de baixo nível socioeconômico. As mães responderam instrumentos aos 4 meses, 2 e 5/6 anos da criança. Aos 9-11anos, 59 crianças realizaram avaliação da leitura. Encontrou-se correlações significativas negativas entre morbidade psiquiátrica materna (SRQ-20) e leitura de palavras e entre o número de familiares que moravam com a criança e leitura de palavras. A renda familiar correlacionou-se significativa e positivamente com compreensão de leitura textual. Apenas o número de familiares que residiam com a criança foi preditor do desempenho em leitura de palavras. Hipóteses explicativas são discutidas.
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