Convencionalidade na Aquisição de Verbos:

Estudo Comparativo das Análises Dicotômicas e Contínuas

Autores

  • Jaqueline de Carvalho Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Lauren Tonietto Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Tania Mara Sperb Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Maria Alice de Mattos Pimenta Parente Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

Psicologia; Psicolinguística cognitiva, Convencionalidade, Aquisição lexical, Verbos, Crianças, Escala Likert

Resumo

A convencionalidade é um princípio pragmático da aquisição lexical, segundo o qual os falantes esperam que determinada palavra seja utilizada em determinado contexto, de acordo com parâmetros de sua comunidade linguística. O objetivo deste estudo foi comparar a convencionalidade dos verbos em 80 crianças com idades entre 2:0 e 4:5, divididas em 2 grupos etários. As crianças responderam a uma tarefa de nomeação de ações, composta por 17 vídeos breves. Foram comparadas duas análises: (1) dicotômica ”“ verbos classificados como não convencionais ou convencionais; e (2) contínua ”“ escores variando entre 1 e 5, obtidos por escala likert. Os resultados mostraram que as duas formas de análises são válidas para diferenciar os grupos, embora a análise contínua apresente vantagens conceituais e práticas.

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Publicado

2012-04-03

Como Citar

Rodrigues, J. de C., Tonietto, L., Sperb, T. M., & Parente, M. A. de M. P. (2012). Convencionalidade na Aquisição de Verbos:: Estudo Comparativo das Análises Dicotômicas e Contínuas. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 28(1), 77–85. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17555