Análise de um Inventário de Habilidades Sociais (IHS) em uma Amostra de Universitários
Palabras clave:
Treino de habilidades sociais, Competência social, Universitários, Psicometria, Inventários de auto-relatoResumen
Tomando por base questões conceituais/metodológicas e culturais/educacionais, pertinentes à avaliação do repertório de Habilidades Sociais (HS) de estudantes universitários, o presente trabalho analisa algumas das propriedades psicométricas de um Inventário de Habilidades Sociais (IHS), com 38 itens, aplicado a 527 universitários de ciências humanas, exatas e biológicas, de ambos os sexos. Os principais resultados mostram: (a) índices de discriminação positivos, variando de 3,0 a 16,7; (b) índices de correlação positivos, com apenas dois não significativos e 10 abaixo de 0,30; (c) consistência interna satisfatória com um alpha de Cronbach de 0,75; (d) estrutura fatorial com cinco fatores principais, identificados em termos comportamentais-situacionais, com coeficientes alfa variando de 0,74 a 0,96, que explicaram 92,75% da variância total; (e) dados preliminares de precisão em procedimento teste-reteste. São apresentadas, ainda, as medidas-resumo dos escores fatoriais obtidos. Considerando os dados acima, conclui-se favoravelmente pela utilização do IHS tanto na pesquisa como na avaliação clínica.
Descargas
Citas
assertividade. Dissertação de Mestrado, Universidade Gama
Filho, Rio de Janeiro.
Argyle, M. (1967). The psychology of interpersonal behavior. London:
Penguin.
Argyle, M. (1981). Social skill and health. London: Methuen.
Argyle, M. (1984). Some new developments in social skill training.
Bulletin of British Psychological Society, 37, 405-410.
Argyle, M. (1988). Bodily communication (2a. ed.). London:
Methuen.
Bryant, Ð’. & Trower, P. (1974). Social difficulty in a student sample.
British Journal of Educational Psychology, 44, 13-21.
Caballo, V.E. (1993a). Relaciones entre diversas medidas conductuales
у de autoinforme de Ias habilidades sociales. Psicologia
Conductual, 7(1), 73-79.
Caballo V.E. (1993b). La multidimensionalidad conductual de Ias
habilidades sociales: propiedades psicometricas de una medida
de auto-informe, la EMES-M. Psicologia Conductual, 1(2),
221-231.
Caballo, V.E. (1995). Una aportación espanola a los aspectos
moleculares, a Ia evaluación у ai entrenamiento de Ias habilidades
sociales. Revista Mexicana de Psicologia, 12(2), 121-131.
Caballo, V.E., & Buela, G. (1988). Factor analyzing the college
self-expression scale with a Spanish population. Psychological
Reports, 63, 503-507.
Caballo, V.E. & Ortega, A.R. (1989). La escala multidimensional
de expression social: algunas propiedades psicometricas. Revista
de Psicologia: General у aplicada, 42, 215-221.
Chandler, Т., Cook, В. & Dugovic, D. (1978). Sex differences in
self-reported assertiveness. Psychogical Reports, 43, 395-402.
Cronbach, L.J. (1951). Coefficient alpha and the internal structure
of tests. Psycometrika, 16, 297-334.
Del Prette, A. (1978). O treino assertivo na formação do psicólogo.
Arquivos Brasileiros de Psicologia Aplicada, 30, 53-55.
Del Prette, A., Del Prette, Z.A.P. & Castelo Branco, U.V (1992).
Competência social na formação do psicólogo. Paidéia: Cadernos
de Educação, 2(fev.), 40-50.
Del Prette, Z. Ð. Ð ., & Del Prette, A. (1983). Análise de repertório
assertivo em estudantes de Psicologia. Revista de Psicologia,
7(1), 15-24.
Del Prette, Z.A.P. & Del Prette, A. (1996). Habilidades sociais:
uma área em desenvolvimento. Psicologia: Reflexão e Crítica,
9, 287-309.
Del Prette, Z.A.P. & Del Prette, A. (1999). Psicologia das habilidades
sociais: terapia e educação. Rio de Janeiro: Vozes.
Del Prette, A., Del Prette, Z.A.P. & Barreto, M.C.M. (1999). Habilidades
sociales en Ia formación dei psicólogo: analisis de un
programa de intervención. Psicologia Conductual, 7(1), 27-
47.
Del Prette, Z.A.P, Del Prette, A. & Castelo Branco, U.V (1992).
Competência social: um levantamento de situações críticas de
interação para estudantes de psicologia [Resumo]. Psicólogo
Escolar: Identidade e Perspectivas, pp. 384-387.
Del Prette, Z.A.P, Del Prette, A. & Correia, M.F.B. (1992). Competência
social: um estudo comparativo entre alunos de Psicologia,
Serviço Social e Engenharia Mecânica [Resumo]. Psicólogo
Escolar: Identidade e Perspectivas, pp. 382-384.
Del Prette, Z.A.P. Del Prette, A., Barham, L.J. & Reis, M.J.D. (1999
março). Desempenho interpessoal do profissional de psicologia:
um estudo exploratório. Trabalho apresentado no Simpósio "Habilidades
sociais e formação profissional", VI Latini Dies, Rio de
Janeiro.
Galassi, J.P., Delo, J.S., Galassi, M.D. & Bastien, S. (1974). The
college self-expression scale: A measure of assertiveness. Behavior
Therapy, 5, 165-171.
Guilford, J.P. & Fruchter, B. (1978). Fundamental statistics in psychology
and education (pp. 407-471). New York: McGraw-Hill.
Hargie, O., Saunders, С & Dickson, D. (Orgs.) (1994). Assertiveness.
Em Social skills in interpessoal communication (3a ed., pp. 268-
290). Londres: Routledge.
Harman, H.H. (1976). Modern factor analysis ( 3a ed.) Chicago:
The University of Chicago Press.
Hersen, M., Bellack, A.S., Turner, S.M., Williams, M.T., Harper, K.
& Watts, J.G. (1979). Psychometric properties of Wolpe-Lazarus
assertive scale. Behavior Research and Therapy, 17, 63-69.
Hidalgo, C.G. & Abarca, N. (1990). Desarollo de habilidades sociales
en estudiantes universitários. Revista Latino americana
de Psicologia, 22, 2165-282.
Hidalgo, C.G. & Abarca, N. (1991). Comunicación interpersonal:
programa de entrenamiento en habilidades sociales. Santiago:
Editorial Universitária.
Magnusson, D. (1976). Teoria de los tests. México: Trillas.
McFall, R.M. (1982). A review and reformulation of the concept
of social skills. Behavioral Assessment, 4, 1-33.
Pasquali, L. (Org.) (1996). Teoria e métodos de medida em ciências
do comportamento. Brasília: Laboratório de Pesquisa em
Avaliação e Medida, Instituto de Psicologia, UnB/INEP.
Pasquali, L. & Gouveia, V.V. (1990). Escala de assertividade de
Rathus - RAS: Adaptação brasileira. Psicologia: Teoria e Pesquisa,
6(3), 233-249.
Peterson, R.A. (1994). A meta-analysis of Cronbach's Coefficient
Alpha. Journal of Consumer Research, 21, 381-391.
Rummel, R.J. (1970). Applied factor analysis. Evanston: Northwestern
University Press.
Selltiz, C, Jahoda, M., Deutsch, M. & Cook, S.W. (1974). Métodos
de pesquisa nas relações sociais. (Dante Moreira Leite,
Trad.). São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária/EDUSP.
(Trabalho original publicado em 1960).
Tabachnick, B.G. & Fidell, L.S.(1996). Using multivariate statistics
(За. ed). Nova York: Haper Collins Publishers.
Trower, P. (1995). Adult social skills: State of the art and future
directions. Em W O'Donohue & L. Krasner (Orgs.), Handbook
of psychological skills training: Clinical techniques and
applications (pp. 54-80). Nova York: Allyn and Bacon.
Vianna, H.M. (1973). Testes em educação (2a. ed.). São Paulo:
Ibrasa.