Análise de um Inventário de Habilidades Sociais (IHS) em uma Amostra de Universitários

Autores/as

  • Zilda Del Prette
  • Almir Del Prette
  • Maria Cecilia Mendes Barreto

Palabras clave:

Treino de habilidades sociais, Competência social, Universitários, Psicometria, Inventários de auto-relato

Resumen

Tomando por base questões conceituais/metodológicas e culturais/educacionais, pertinentes à avaliação do reper­tório de Habilidades Sociais (HS) de estudantes universitários, o presente trabalho analisa algumas das propriedades psicométricas de um Inventário de Habilidades Sociais (IHS), com 38 itens, aplicado a 527 universitários de ciências humanas, exatas e biológicas, de ambos os sexos. Os principais resultados mostram: (a) índices de discriminação positivos, variando de 3,0 a 16,7; (b) índices de correlação positivos, com apenas dois não significativos e 10 abaixo de 0,30; (c) consistência interna satisfatória com um alpha de Cronbach de 0,75; (d) estrutura fatorial com cinco fatores principais, identificados em termos comportamentais-situacionais, com coeficientes alfa variando de 0,74 a 0,96, que explicaram 92,75% da variância total; (e) dados preliminares de precisão em procedimento teste-reteste. São apresentadas, ainda, as medidas-resumo dos escores fatoriais obtidos. Considerando os dados acima, conclui-se favoravelmente pela utilização do IHS tanto na pesquisa como na avaliação clínica.

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Ibrasa.

Publicado

2012-09-05

Cómo citar

Del Prette, Z., Del Prette, A., & Mendes Barreto, M. C. (2012). Análise de um Inventário de Habilidades Sociais (IHS) em uma Amostra de Universitários. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 14(3), 219–228. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17328

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