Direitos Sexuais e Reprodutivos na Escola:

Avaliação Qualitativa de um Estudo Piloto

Autores

  • Sheila Giardini Murta Universidade de Brasília
  • Isabela Oliveira Rosa Universidade de Brasília
  • Jordana Calil Lopes de Menezes Universidade de Brasília
  • Marcella Regina Silva Rieiro Universidade de Brasília
  • Ohary de Sousa Borges Universidade de Brasília
  • Silvia Guimarães de Paulo Universidade de Brasília
  • Verônica de Oliveira Universidade de Brasília
  • Danilo Cruvinel Ribeiro Universidade de Brasília
  • Almir Del Prette Unversidade Federal de São Carlos
  • Zilda Del Prette Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Psicologia Preventiva, Prevenção primária, Habilidades sociais assertivas, Resiliência, Direitos sexuais e reprodutivos, Saúde do adolescente

Resumo

Este artigo descreve a avaliação de um programa preventivo para adolescentes, professores e familiares, focado em direitos sexuais e reprodutivos, resiliência e habilidades sociais assertivas. Foram conduzidas dez sessões psicoeducacionais com os adolescentes (N = 54), três oficinas com os docentes (N = 11) e duas visitas domiciliares às famílias (N = 7). Os resultados, avaliados por medidas qualitativas de autorelato, mostram que os familiares buscaram serviços da comunidade recomendados na intervenção, os docentes relataram disposição para atuar no fortalecimento da rede social dos adolescentes e estes relataram melhoria na qualidade da comunicação com os pais, prática de sexo seguro e tolerância à diversidade. São discutidas as limitações e possibilidades de intervenções ecológicas e uma agenda de pesquisa na área.  

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Publicado

2012-10-01

Como Citar

Murta, S. G., Rosa, I. O., Menezes, J. C. L. de, Rieiro, M. R. S., Borges, O. de S., Paulo, S. G. de, … Del Prette, Z. (2012). Direitos Sexuais e Reprodutivos na Escola:: Avaliação Qualitativa de um Estudo Piloto. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 28(3), 335–344. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18167

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