Direitos Sexuais e Reprodutivos na Escola:
Avaliação Qualitativa de um Estudo Piloto
Palavras-chave:
Psicologia Preventiva, Prevenção primária, Habilidades sociais assertivas, Resiliência, Direitos sexuais e reprodutivos, Saúde do adolescenteResumo
Este artigo descreve a avaliação de um programa preventivo para adolescentes, professores e familiares, focado em direitos sexuais e reprodutivos, resiliência e habilidades sociais assertivas. Foram conduzidas dez sessões psicoeducacionais com os adolescentes (N = 54), três oficinas com os docentes (N = 11) e duas visitas domiciliares à s famílias (N = 7). Os resultados, avaliados por medidas qualitativas de autorelato, mostram que os familiares buscaram serviços da comunidade recomendados na intervenção, os docentes relataram disposição para atuar no fortalecimento da rede social dos adolescentes e estes relataram melhoria na qualidade da comunicação com os pais, prática de sexo seguro e tolerância à diversidade. São discutidas as limitações e possibilidades de intervenções ecológicas e uma agenda de pesquisa na área.
Downloads
Referências
Aldrighi, T. (2004). Prevalência e cronicidade da violência física no namoro entre jovens universitários do Estado de São Paulo ”“ Brasil. Psicologia: Teoria e Prática, 6, 105-120.
Andrade, H. H. S. M., Mello, M. B., Sousa, M. H., Makuch, M. Y., Bertoni, N., & Faúndes, A. (2009). Changes in sexual behavior following a sex education program in Brazilian public schools. Cadernos de Saúde Pública, 25, 1168-1176.
Andrade, L. H. S. G., Viana, M. C., & Silveira, C. M. (2006). Epidemiologia dos transtornos psiquiátricos na mulher. Revista de Psiquiatria Clínica, 32, 43-54.
Antunes, M. C., Peres. C. A., Paiva. V., Stall, R., & Hearst. N. (2002). Diferenças na prevenção da AIDS entre homens e mulheres jovens de escolas públicas em São Paulo, SP. Revista de Saúde Pública, 36, 88-95.
Aquino, E. M. L., Heilborn, M. L., Knauth, D., Bozon, M., Almeida, M. C., Araújo, J., & Menezes, G. (2003). Adolescência e reprodução no Brasil: a heterogeneidade dos perfis sociais. Cadernos de Saúde Pública, 19, 377-388.
Asinelli-Luz, A., & Fernandes Jr., N. (2008). Gênero, adolescências e prevenção ao HIV/AIDS. Pro-Posições, 19, 81-91.
Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Barlow, D. H. (2010). Negative effects from psychological treatments. American Psychologist, 65, 13-20.
Bandeira, L. (2009). Três décadas de resistência feminista contra o sexismo e a violência feminina no Brasil: 1976 a 2006. Sociedade e Estado, Brasília, 24, 401-438.
Borges, Z. N., & Meyer, D. E. (2008). Limites e possibilidades de uma ação educativa na redução da vulnerabilidade à violência e à homofobia. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 16, 59-76.
Borrillo, D. (2009). A homofobia. In T. Lionço & D. Diniz (Eds.), Homofobia e educação: um desafio ao silêncio (pp. 14-46). Brasília: Letras Livres. EdUnB.
Brandão, S. N., & Costa, L. F. (2004). Visita domiciliar como proposta de intervenção comunitária. In M. A. Ribeiro & L. F. Costa (Eds.), Família e problemas na contemporaneidade: reflexões e intervenções do Grupo Socius (pp.123-179). Brasília: Editora Universa.
Campbell, D. T., & Stanley, J. C. (1979). Delineamentos experimentais e quase-experimentais de pesquisa (R. A.T. Di Dio, Trad.). São Paulo: EPU e EDUSP.
Castonguay, L. G., Boswell, J. F., Constantino, M. J., Goldfried, M. R., & Hill. C. E. (2010). Training implications of harmful effects of psychological treatments. American Psychologist, 65, 34-49.
Castonguay, L. G., Constantino, M. J., & Holtforth, M. G. (2006). The working alliance: where are we and where should we go? Psychotherapy: Theory, Research, Practice, Training, 43, 271-279.
Conselho Federal de Psicologia (1999). Resolução CFP 001/99 ”“ Estabelece normas de atuação em relação à orientação sexual. Brasília: FP.
Cordeiro, F., Heilborn, M.L., Cabral, C. S., & Moraes, C. L. (2009). Entre negociação e conflito: gênero e coerção sexual em três capitais brasileiras. Ciência & Saúde Coletiva, 14, 1051-1062.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2008). Um sistema de categorias de habilidades sociais educativas. Paidéia: Cadernos de Psicologia e Educação, 18, 517-530.
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2005). Habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis: Vozes.
D’Oliveira, A. F. P. L., Schraiber, L. B., Junior, I. F., Ludermir, A. B., Portella, A. P., Diniz, C. S., Couto, M. T., & Valença, O. (2009). Fatores associados à violência por parceiro íntimo em mulheres brasileiras. Revista de Saúde Pública, 43, 299-310.
Dimidjian, S., & Hollon, S. D. (2010). How would we know if psychotherapy were harmful? American Psychologist, 65, 21-33.
Diniz, D., & Vélez, A. C. G. (2008). Aborto na Suprema Corte: o caso da anencefalia no Brasil. Revista de Estudos Feministas, 16, 647-652.
Diniz, N., & Asinelli-Luz, A. (2007). Educação sexual na perspectiva histórico-cultural. Educar, 30, 77-87.
Fernández, M. L., Fernández, M. V. C., Mangana, A. M. N., & Castro, Y. R. (2006). Evaluación de un programa de educación sexual con adolescentes: una perspectiva cualitativa. Revista Diversitas-Perspectivas en Psicologia, 2, 193-204.
Goldston, D. B., Molock, S. D., Whitbeck, L. B., Murakami, J. L., Zayas, L. H., & Hall, G. C. N. (2008). Cultural considerations in adolescent suicide prevention and psychosocial treatment. American Psychologist, 63, 14-31.
Harper, G. W. (2007). Sex isn’t that simple: culture and context in HIV prevention interventions for gay and bisexual male adolescents. American Psychologist, 87, 806-819.
Lima, D. C., Büchele, F., & Clímaco, D. A. (2008). Homens, gênero e violência contra a mulher. Saúde e Sociedade, 17, 69-81.
Lionço, T., & Diniz, D. (2009). Qual a diversidade sexual dos livros didáticos brasileiros. In T. Lionço & D. Diniz (Eds.), Homofobia e educação: um desafio ao silêncio (pp. 9-14). Brasília: Letras Livres. EdUnB.
Louro, G. L. (2007). Pedagogias da sexualidade. In G. L. Louro (Ed.), O Corpo educado: Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica.
Mattar, L. D. (2008). Reconhecimento jurídico dos direitos sexuais: uma análise comparativa com os direitos reprodutivos. SUR. Revista Internacional de Direitos Humanos, 5, 60-83.
Matthews, C. R., & Adams, E. M. (2008). Using a social justice approach to prevent the mental health consequences of hetero sexism. Journal Primary Prevent, 30, 11-26.
Murta, S. G. (2007). Prevenção a problemas emocionais e comportamentais na infância e adolescência: lições de três décadas de pesquisa. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20, 1-8.
Murta, S. G. (2008). Programa de habilidades de vida para adolescentes: manual para aplicadores. Goiânia: Porã Cultural.
Murta, S. G., Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P (2010). Prevenção ao sexismo e ao heterossexismo entre adolescentes: contribuições do treinamento em habilidades de vida e habilidades sociais. Children and Adolescents’ Health Psychology (Portugal), 2, 73-86.
Murta, S. G., Ribeiro, D. C., Rosa, I. O., Menezes, J. C. L., Rieiro, M. R. S., Borges, O. S., Paulo, S. G., Oliveira, V., Miranda, V. H., Del Prette, A. & Del Prette, Z. A. P. (2012). Programa de habilidades interpessoais e direitos sexuais e reprodutivos para adolescentes: um relato de experiência. PSICO-USF, 17, 21-23.
Nogueira, C., Saavedra, L., & Costa, C. (2008). (In)Visibilidade do gênero na sexualidade juvenil: propostas para uma nova concepção sobre a educação sexual e a prevenção de comportamentos sexuais de risco. Pro-Posições, 19, 59-79.
Obegi, J. H. (2008). The development of the client-therapist bond through the lens of attachment theory. Psychotherapy: Theory, Research, Practice, Training, 45, 431-446.
Rosistolato, R. P. R. (2009). Gênero e cotidiano escolar: dilemas e perspectivas na intervenção escolar na socialização afetivo-sexual dos adolescentes. Estudos Feministas, 17, 11-30.
Sale, E., Bellamy, N., Springer, J. F., & Wang, M. O. (2008). Quality of provider”“participant relationships and enhancement of adolescent social skills. The Journal of Primary Prevention, 29, 263-278.
Schraiber. L. B., D’Oliveira. A. F. P. L., & França Jr., I. (2008). Violência sexual por parceiro íntimo entre homens e mulheres no Brasil urbano, 2005. Revista de Saúde Pública, 42, 127-137.
Schwartz, J. P., & Lindley, L. D. (2009). Impacting sexism through social justice prevention: implications at the person and environmental levels. Journal of Primary Prevention, 30, 27-41.
Secretaria Nacional Antidrogas. Ministério da Educação (2006). Curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas. Brasília: Universidade de Brasília.
Serrão, M., & Baleeiro, M. C. (1999). Aprendendo a ser e a conviver. São Paulo: FTD.
Sieben, N., & Wallowitz, L. (2009). “Watch what you teach”: a first-year teacher refuses to play it safe. English Journal, 98, 44-49.
Sluzki, C. E. (1997). A rede social na prática sistêmica. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Steckler, A., & Linnan, L. (2002). Process evaluation for public health interventions and research. An overview. In A. Steckler & L. Linnan (Eds.), Process evaluation for public health interventions and research (pp. 1-21). San Francisco, CA: Jossey-Bass Publishers.
Walsh, F. (2005). Fortalecendo a resiliência familiar (M. F. Lopes, Trad.). São Paulo: Roca.