Habilidades Sociais como Preditoras para Problemas de Comportamento em Escolares
Palavras-chave:
psicologia do desenvolvimento; habilidades sociais, Habilidades sociais, Problemas de comportamento, Crianças em idade escolarResumo
Este trabalho visou a verificar a força preditiva das habilidades sociais sobre os problemas de comportamento realizando, preliminarmente, uma caracterização do repertório de habilidades sociais e problemas de comportamento da amostra. Participaram 220 crianças, do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, bem como seus pais/responsáveis, que responderam o Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR). As análises estatísticas apontaram que as habilidades sociais de maior peso preditivo sobre problemas comportamentais foram as de Responsabilidade (na autoavaliação) e de Autocontrole/Civilidade (na avaliação por pais/responsáveis). Os resultados foram analisados em termos de suas implicações para o planejamento de intervenções voltadas para a promoção de habilidades sociais como mecanismo preventivo de problemas comportamentais em crianças escolares.
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