Potencial Preditivo da Motivação para Aprender no Uso das Estratégias de Aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e39nspe02.en

Palavras-chave:

Autorregulação, Metas de realização, Ensino básico, Estratégias cognitivas e metacognitivas

Resumo

O artigo investigou a motivação para aprender e as estratégias de aprendizagem em uma amostra de 353 estudantes do ensino fundamental e médio brasileiro. Foram utilizadas a Escala de avaliação da motivação para a aprendizagem e uma Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental e outra para o Ensino Médio. A Meta Aprender e as estratégias metacognitivas foram predominantes na amostra. Foram encontradas correlações positivas e negativas significativas entre as subescalas e emergiram dois modelos que explicaram 33% e 37% da variância no uso de estratégias de aprendizagem que podem ser atribuídos aos fatores da motivação. O estudo reforçou a importância da motivação para aprender no engajamento dos estudantes em comportamentos estratégicos.

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Biografia do Autor

Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Evely Boruchovitch. Psicóloga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ph.D em Educação pela University of Southern California, Los Angeles. Professora Titular do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-Unicamp. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia (Gepesp) da Unicamp, Campinas, Brasil. Bolsista de Produtividade do CNPq 1B.  E-mail: evely@unicamp.br.

Neide de Brito Cunha, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa, São Paulo, SP, Brasil

Neide de Brito Cunha. Doutora em Psicologia na área educacional. Docente do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa e da Fatec Bragança Paulista, do Centro Paula Souza. E-mail: neidedebritocunha@gmail.com.

Lúcia do Rosário Cerqueira de Miranda, Associação para o Desenvolvimento da Investigação em Psicologia da Educação, Braga, Portugal

Lúcia do Rosário Cerqueira de Miranda, psicóloga e mestre pela Universidade de Coimbra, doutorada e pós-doutorada pela Universidade do Minho na área de especialização Psicologia da Educação. Tem desenvolvido trabalho de investigação nos temas da motivação para aprender, sobredotação/altas capacidades e da criatividade, com publicações nacionais e internacionais, é autora e coautora de vários instrumentos de avaliação psicopedagógica. E-mail: lrcmiranda@gmail.com.

 

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Publicado

2023-06-23

Como Citar

Monteiro Inacio, A. L., Boruchovitch, E., Cunha, N. de B., & Miranda, L. do R. C. de. (2023). Potencial Preditivo da Motivação para Aprender no Uso das Estratégias de Aprendizagem. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 39. https://doi.org/10.1590/0102.3772e39nspe02.en

Edição

Seção

Número Especial Avaliação Psicológica