Motivação para Leitura e Lição de Casa no Ensino Fundamental

Autores

  • Adriana Cristina Boulhoça Suehiro Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3535

Palavras-chave:

Leitura, Aprendizagem autorregulada, Motivação para aprender, Tarefa de casa

Resumo

Este estudo caracterizou a motivação para a leitura e os hábitos e estratégias para a realização da lição de casa de um grupo de estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de duas cidades de São Paulo e da Bahia. Explorou também a relação entre os construtos motivação e hábitos e estratégias para a realização da lição de casa e as diferenças em cada construto em razão do ano escolar. Os 545 participantes, entre 6 e 17 anos, preencheram um questionário de identificação e duas escalas do tipo Likert. A motivação extrínseca autônoma e as estratégias favoráveis à aprendizagem predominaram. As correlações entre os construtos alvo variaram de nulas a moderadas. A qualidade da motivação e os hábitos desfavoráveis à aprendizagem diferiram significativamente ao longo dos anos escolares, especialmente nos alunos paulistas.

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Biografia do Autor

Adriana Cristina Boulhoça Suehiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Psicóloga. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco, pós-doutoramento em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp e docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ”“ Santo Antônio de Jesus.

Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas

Psicóloga. Ph.D em Educação pela University of Southern Califórnia. Professora Titular do Departamento de Psicologia Educacional e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia (Gepesp-Unicamp). Bolsista produtividade do CNPq.

 

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Publicado

2019-03-06

Como Citar

Suehiro, A. C. B., & Boruchovitch, E. (2019). Motivação para Leitura e Lição de Casa no Ensino Fundamental. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 35. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3535

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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