Prioridades Axiológicas, Tempo de Serviço e Cidadania Organizacional

Autores

  • Álvaro Tamayo
  • André L. F. Moniz
  • Verônica, B. de Oliveira
  • Renata S. Carvalho
  • S. Macedo
  • Pablo Armando
  • Fábio T. Guimarães

Palavras-chave:

Valores, Cidadania organizacional, Comportamento organizacional

Resumo

Foi objetivo desta pesquisa estudar a relação entre as prioridades axiológicas, o tempo de serviço e a cidadania organizacional. Os autores não têm conhecimento de que as prioridades axiológicas do indivíduo tenham sido estudadas como
antecedentes da cidadania organizacional. A amostra foi composta por 300 empregados, homens e mulheres, com idade média de 38,07 anos. Dois instrumentos de medida foram utilizados: o Inventário de Valores de Schwartz e a Escala de Cidadania Organizacional. Os sujeitos foram divididos em dois grupos de acordo com as suas prioridades axiológicas (escore alto e baixo). Os quatro fatores axiológicos de ordem superior e  os cinco fatores de cidadania organizacional foram considerados para a análise estatística (Anova 2X3). As prioridades ao nível dos valores de autotranscendência, autopromoção, individualismo e coletivismo tiveram influência significativa sobre vários fatores de cidadania organizacional. O impacto do tempo de serviço foi limitado a dois fatores: clima organizacional externo e proteção  ao patrimônio organizacional.

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Publicado

2012-09-17

Como Citar

Tamayo, Álvaro, Moniz, A. L. F., de Oliveira, V. B., Carvalho, R. S., Macedo, S., Armando, P., & Guimarães, F. T. (2012). Prioridades Axiológicas, Tempo de Serviço e Cidadania Organizacional. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 14(1), 035–040. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17306