CENTRO DE EDUCAÇÃO PAULO FREIRE DE CEILANDIA (CEPAFRE)
32 anos alfabetizando jovens, adultos e idosos trabalhadores e sua relação com a Universidade de Brasília
Palabras clave:
Histórico do Cepafre, Alfabetização de Jovens e Adultos, Parcerias com a UnB e outras entidades, Pandemia.Resumen
Este artigo apresenta a história de 32 anos do Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia – Cepafre e suas relações com a Universidade de Brasília – UnB, com um panorama histórico da sua origem e trajetória, expansão local, nacional e internacional no que tange ao trabalho de alfabetização de jovens, adultos e idosos, suas parcerias, avanços, dificuldades, intensificadas no contexto da Pandemia e as contribuições jurídicas do Núcleo de Prática Jurídica da UnB à alfabetização de jovens, adultos e idosos do Cepafre – Ceilândia/DF.
Descargas
Citas
AGUIAR, Osmar de Oliveira. Cepafre - 16 anos alfabetizando jovens e adultos: Projeto Alfabetizar é Libertar. In: MEC / Medalha Paulo Freire – Projetos premiados em 2005. Brasília, 2006.
COSTA, B. Alexandre; DA FONSECA, Lívia G. D. O Direito Achado na Rua e os Movimentos Sociais. In: Universidade e Movimentos Sociais. Erlando da Silva Rêses (Org.). Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2015.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE Pesquisa nacional por amostra de domicílios: PNAD: microdados. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
DISTRITO FEDERAL. GDF/CODEPLAN. Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – (PDAD/CODEPLAN) – Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. Brasília – DF, 2015.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não – cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 2003.
______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais na contemporaneidade. Universidade Estadual de Campinas/Universidade Nove de Julho. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 47, p. 333-361, maio-ago. 2011.
MADALENA Torres alfabetiza jovens e adultos há 35 anos. [S. l.], 09 mar. 2021. 1 vídeo (2´25). Publicado pelo canal SBT Brasília. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_p_Poa8OdFE&t=104s. Acesso em: 11 dez. 2021.
MOURA, Leides B. A.; RESENDE, Viviane de Melo (Organizadoras). Histórias cruzadas: a universidade e a cidade [recurso eletrônico] Brasília: Universidade de Brasília, 2021.
NASCIMENTO, Gilberto Ribeiro; TÔRRES, Maria Madalena. Memória da luta Coletiva dos movimentos sociais e da educação população em Ceilândia-DF. In: Pedagogia socialista, trabalho e educação / Erlando da Silva Rêses (org.); Aline da Costa Luz de Lima... [et al.] - Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2021.
PEREIRA, Maria Luiza Pereira; TÔRRES, Maria Madalena. Relações entre a Universidade de Brasília e o movimento social Grupo de Trabalho Pró-Alfabetização de Jovens e Adultos do DF (GTPA)/Fórum de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do DF – tensões e desafios de um longo caminho de lutas. In: Universidade e Movimentos Sociais. Erlando da Silva Rêses (Org.). Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2015.
PORTAL BRASIL DE FATO. Reportagem de Murilo Pajolla. Afinal, o Brasil está ou não no Mapa da Fome da ONU? Portal Brasil de Fato, Lábrea, 30 jun. 2021. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2021/06/30/afinal-o-brasil-esta-ou-nao-no-mapa-da-fome-da-onu. Acesso em: 11 dez. 2021.
PORTAL CORREIO BRAZILIENSE. Reportagem de Thainá Seixas. Conheça a professora Madalena Tôrres, educadora há mais de 30 anos. Brasília-DF, 12 nov. 2020. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2020/11/4888262-conheca-a-professora-madalena-torres-educadora-ha-mais-de-30-anos.html. Acesso em: 11 dez. 2021.
PORTAL G1. Reportagem de Marília Marques. Centenário de Paulo Freire: viúva e pesquisadores do DF falam sobre legado e bom humor do educador. Brasília-DF, 19 set. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2021/09/19/centenario-de-paulo-freire-viuva-e-pesquisadores-do-df-falam-sobre-legado-e-bom-humor-do-educador.ghtml. Acesso em: 11 dez. 2021.
SOUSA JUNIOR, José Geraldo. O DIREITO ACHADO NA RUA: questões de teoria e práxis In.: O Direito Achado na Rua: Introdução crítica ao direito como liberdade / organizador: José Geraldo de Sousa Junior [et al.] – Brasília: OAB Editora ; Editora Universidade de Brasília, 2021.
TÔRRES, Maria Madalena; DO NASCIMENTO, Gilberto Ribeiro; XAVIER, Danielle
Estrêla (organizadores). Brasília, DF: Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia - Cepafre, 2020.
TÔRRES, Maria Madalena. O cinema como linguagem na alfabetização de jovens e adultos trabalhadores. Brasília: Editora ArtLetras, 2018.
XAVIER, Danielle Estrela. Movimentos Sociais, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (EJAT): Desafios na Formação do(a) Pedagogo(a). Universidade de Brasília, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Direito.UnB - Revista de Derecho de la Universidad de Brasília
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam na Revista Direito.UnB concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Direito.UnB (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são incentivados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) a qualquer momento após à definição do processo editorial.
- Autores concordam que, eventualmente, seus trabalhos poderão ser agregados pela Revista Direito.UnB às bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou que existam no futuro (indexadores e bancos de dados futuros). Os detentores dessas bases de dados terão a possibilidade de realizar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão;
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo;
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados;
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo;
- Digitalizar e/ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.