A decapitação do legislador: a crise europeia ”“ paradoxos da constitucionalização do capitalismo democrático

Autores

  • Hauke Brunkhorst, Prof. Dr. Universidade de Flensburg, Alemanha

Palavras-chave:

Mindset kantiano, mindset gerencialista, evolução constitucional, limitações normativas, conceito existente, crise, ordoliberalismo

Resumo

Atualmente, a União Européia encontra-se no meio de sua maior crise. A crise se deve não somente a um dos maiores colapsos da história da economia global mas também à fascinante evolução interna da constituição européia, desde o seu início, logo após a Segunda Guerra Mundial. Paralelamente a expansão do direito constitucional, problemas latentes de legitimação começaram a surgir e crescer, cumulativamente. Todavia, uma vez que os grandes bancos globais, as corporações e os fundos de retorno absoluto iniciaram um ataque concertado na periferia da Europa, a perdurável virada neoliberal ”“ de capitalismo democrático a democracia capitalista ”“ alcançou toda a Europa e a crise de legitimação se tornou manifesta.

------------------------

Texto traduzido do original em inglês por Pablo Holmes, professor adjunto do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hauke Brunkhorst, Prof. Dr., Universidade de Flensburg, Alemanha

Professor de Sociologia e Filosofia política na Universidade de Flensburg, Alemanha. (https://www.uni-flensburg.de/en/soziologie/wer-wir-sind/das-team/senior-professor/hauke-brunkorst/#unfold-c40538)

Capa da Revista Direito.UnB Volume 1, Número 1

Publicado

2019-05-10

Como Citar

BRUNKHORST, Hauke. A decapitação do legislador: a crise europeia ”“ paradoxos da constitucionalização do capitalismo democrático. Direito.UnB - Revista de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 93–118, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadedireitounb/article/view/24624. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.