Os sabores do direito: uma conjetura sobre o paladar da juridicidade (« menu dégustation en quatre services »)

Autores

  • Marcílio Toscano Franca Filho Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) https://orcid.org/0000-0002-9173-6552
  • Maria Francisca Carneiro Universidade Federal do Paraná (UFPR) e London Metropolitan University, UK

Palavras-chave:

Direito Multissensorial, Justiça, Paladar, Gastronomia, Cultura, Transjuridicidade

Resumo

Como em um grande jantar, o presente texto é servido em quatro pratos dos aperitivos iniciais à conclusiva sobremesa. Ao longo do menu, é demonstrada a íntima relação entre comida e cultura, à semelhança das conexões que se desenvolvem entre o próprio Direito e a cultura. A partir desse panorama inicial, que aproxima a alimentação e o Direito à cultura, e, por via de consequência, às linguagens, perscrutam-se quais os sabores que estariam mais adequados para representar o paladar da juridicidade contemporânea. Doce? Salgado? Cru? Cozido? Assado? A discussão gastronômica serve de mote para uma reflexão sobre a epistemologia do Direito atual, partindo de considerações teóricas de autores como Susan Sontag, Colette Brunschwig e Câmara Cascudo. Por fim, em lugar das bebidas, são apresentadas as fontes bibliográficas de que se abeberou o texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcílio Toscano Franca Filho, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor dos Programas de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Brasil.

Maria Francisca Carneiro, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e London Metropolitan University, UK

Professora na Universidade Federal do Paraná, Brasil. Associada à Faculdade de Direito, Governança e Relações Internacionais da London Metropolitan University, Reino Unido.

Capa da Revista Direito.UnB Volume 1, Número 2

Publicado

2014-07-01

Como Citar

FRANCA FILHO, Marcílio Toscano; CARNEIRO, Maria Francisca. Os sabores do direito: uma conjetura sobre o paladar da juridicidade (« menu dégustation en quatre services »). Direito.UnB - Revista de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 87–108, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadedireitounb/article/view/24588. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.