Políticas culturais patrimoniais e planejamento urbano na Cidade Imperial de Petrópolis (RJ)
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacenario.v3i4.16532Palabras clave:
Turismo; Política Cultural; Patrimônio; Planejamento UrbanoResumen
A construção de uma relação mais democrática da sociedade com as políticas culturais e de preservação do patrimônio não atingiu avanços na conquista igualitária de direitos culturais. Isso passa a ser evidente na Cidade Imperial de Petrópolis (RJ), onde os instrumentos do planejamento urbano se direcionam para um tratamento meramente turístico do patrimônio reforçando a exclusão social da comunidade local. Sendo assim, o objetivo deste artigo é compreender a relação Estado e cultura em sua trajetória histórica na construção do planejamento na cidade de Petrópolis. Para isso, a metodologia seguida foi um levantamento das principais discussões sobre as políticas culturais e de preservação do patrimônio no Brasil e dos planos diretores municipais. Portanto, nas políticas de preservação do patrimônio, a hierarquia social entre o culto e o inculto nunca foi legitimamente rompida, mas reinventada nos limites do retorno a um passado imperial.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem a revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Autores cedem os direitos de autor do trabalho que ora apresentam a apreciação do Conselho Editorial da Revista Cenário, que poderá veicular o artigo na Revista Cenário e em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior.
Autores declaram que são integralmente responsáveis pela totalidade do conteúdo da contribuição que ora submetem ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores declaram que não há conflito de interesse que possa interferir na imparcialidade dos trabalhos científico apresentados ao Conselho Editorial da Revista Cenário.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.