Programas de fidelidade no mercado de passagens aéreas
desenvolvimento e oportunidades para pesquisas futuras
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacenario.v9i3.35097Palavras-chave:
Programas de fidelidade; Programas de pontos; Milhas aéreas; Comportamento do consumidor no turismo; Marketing turístico.Resumo
Este artigo visa apresentar os programas de fidelidade e as tendências emergentes. Por ser um mercado altamente lucrativo, com pontos expirando e número crescente de participantes, entender o comportamento dos turistas no processo de decisão ao resgatar ou vender seus pontos, é um tema relevante para pesquisas sobre o comportamento do consumidor no turismo, visto que a maior parte do resgate de pontos continua sendo por passagens aéreas. Dessa forma, foi feita uma revisão bibliográfica a fim de investigar o atual status das pesquisas que estudam os programas de fidelidade sob a perspectiva do comportamento do consumidor no turismo, tanto no Brasil como no exterior. Com os resultados obtidos, são discutidos os principais temas de estudo para futuras pesquisas, como impacto do surgimento de novos intermediários e novas tecnologias na tomada de decisão de venda/resgate dos pontos e como o consumidor percebe esse movimento ao tomar suas decisões.
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