A patrimonialização de São Luiz do Paraitinga : a refuncionalização turística e a preservação do patrimônio cultural

Autores

  • Carlos Murilo Prado-Santos Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Instituto Taubaté de Ensino Superior (ITES)

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v3i4.16529

Palavras-chave:

Geografia; Turismo; Patrimônio Cultural

Resumo

Com base em uma leitura espacial, foi feita uma análise do processo de refuncionalização turística que vem se dando no centro urbano de São Luiz do Paraitinga - uma pequena cidade localizada no Vale do Paraíba do Sul paulista e que preserva um significativo patrimônio cultural que remete à memória da cafeicultura e do caipira na região. A partir do processo de patrimonialização e refuncionalização turística, deu-se início a um processo de urbanização turística na cidade com vistas a adaptá-la ao recebimento de turistas, o que vem desencadeando na ressignificação de suas materialidades e imaterialidades, agora, transformadas em produtos turísticos. Assim, a partir da análise do patrimônio cultural de São Luiz do Paraitinga, foram feitos alguns apontamentos sobre a relação dialética entre a preservação do patrimônio cultural e a refuncionalização turística, visto que o desenvolvimento do turismo no lugar é pautado na patrimonialização do seu núcleo urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-08-2015

Como Citar

Prado-Santos, C. M. (2015). A patrimonialização de São Luiz do Paraitinga : a refuncionalização turística e a preservação do patrimônio cultural. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 3(4). https://doi.org/10.26512/revistacenario.v3i4.16529

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.