Empreendedorismo e marketing urbano : a mercadorização do centro “histórico” de Tiradentes, Minas Gerais, na ótica do turismo = Entrepreneurship and urban marketing: the commodification of the “historic” downtown Tiradentes, Minas Gerais...

Autores

  • Rodrigo Neves Universidade Federal de São João Del Rei.
  • Eder Jurandir Carneiro Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistacenario.v2i2.15198

Palavras-chave:

Geografia. Turismo. Gentrificação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar como a área urbana central de Tiradentes, Minas Gerais, foi se transmutando em uma “mercadoria” turística, a partir da década de 1990. Tal transmutação ocorreu por meio do empreendedorismo e do marketing urbanos, que passaram a divulgar a cidade, em âmbitos nacional e internacional, por meio da “venda” de espaços urbanos constituídos por arquiteturas ditas “históricas”. Neste processo, a área central da cidade passou a receber mais investimentos em infraestrutura urbana e as edificações “históricas” se tornaram “espetáculos” e “valorizadas”. Isso fez com que as residências existentes no espaço composto por essas “edificações históricas” se transformassem em estabelecimentos comerciais, deslocando as populações que aí residiam para bairros menos valorizados pelo mercado imobiliário.

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Publicado

18-09-2014

Como Citar

Neves, R., & Carneiro, E. J. (2014). Empreendedorismo e marketing urbano : a mercadorização do centro “histórico” de Tiradentes, Minas Gerais, na ótica do turismo = Entrepreneurship and urban marketing: the commodification of the “historic” downtown Tiradentes, Minas Gerais. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 2(2). https://doi.org/10.26512/revistacenario.v2i2.15198

Edição

Seção

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