REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INTERCULTURALIDADE EM UM PLANEJAMENTO TEMÁTICO BASEADO EM TAREFAS COMUNICATIVAS

Auteurs-es

  • Denise Elaine Emidio Instituto Federal de São Paulo
  • Rita de Cássia Barbirato Thomaz de Moraes Universidade Federal de São Carlos

Mots-clés :

Ensino e aprendizagem; Reflexões; Materiais didáticos.

Résumé

Mediante a nova perspectiva no ensino e aprendizagem de língua, ou seja, com os princípios da abordagem comunicativa. Não é possível mais ver a língua como algo não social, dessa forma não se pode ver língua e cultura como algo que devem ser ensinados separadamente. Pensado nas questões levantadas acima, propomo-nos a refletir sobre os aspectos interculturais que deverão estar presentes no momento da elaboração de tarefas comunicativas. Para este trabalho, propomos reflexões a cerca de um planejamento temático para alunos de cursos técnicos de eletrônica e informática de um Instituto Federal adotando-se como unidade temática “Invenções e Inventores”, tentando aproximar-se da realidade dos alunos que lidam com equipamentos, aparelhos, máquinas e ferramentas no curso. O intuito primeiro desse planejamento temático é que ao escolher as invenções o os inventores como tema para elaborar as tarefas comunicativas haja uma abrangência que possa abordar homens e mulheres, brancos e negros, pobres e ricos inventores e suas invenções. Além disso, busca-se trabalhar com os alunos despertando-os e sensibilizando-os para questões interculturais. Dessa forma, também tentaremos eliminar a generalização quase sempre existente nos materiais didáticos que, muitas vezes, além de não serem comunicativos atribuem às invenções apenas inventores homens e brancos.

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Publié-e

2015-10-03

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EMIDIO, Denise Elaine; MORAES, Rita de Cássia Barbirato Thomaz de. REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INTERCULTURALIDADE EM UM PLANEJAMENTO TEMÁTICO BASEADO EM TAREFAS COMUNICATIVAS. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 19, 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9628. Acesso em: 27 nov. 2024.

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