Pensando saúde e segurança alimentar durante a pandemia da Covid-19
a agroecologia como caminho pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v15i4.23354Palavras-chave:
Saúde Única, Direito à alimentação adequada, Soberania Alimentar e NutricionalResumo
A crise mundial gerada pela COVID-19 nos fez refletir e colocou uma lupa sobre os problemas estruturais do capitalismo. O estilo de vida moderno nos desconectou da natureza e isso prejudica a percepção das consequências ambientais da agricultura industrial que o sustenta, como a emergência de novos vírus. Todavia, os eventos atuais são extremos e podem ter força suficiente para gerar mudanças estruturais na sociedade. Essa crise possui contornos inéditos: não é apenas uma crise sanitária ou econômica, é uma crise civilizatória. O modo como nos relacionamos com a natureza está colapsando e não podemos retomá-lo. Assim, este ensaio foi construído visando oferecer um apoio teórico-científico a discussões sobre saúde, direito à alimentação e segurança alimentar, que serão necessárias no mundo pós-pandemia. O artigo problematiza algumas das consequências da adoção global do sistema agroalimentar industrial sobre nossa saúde e segurança alimentar durante a pandemia e finaliza destacando a agroecologia como caminho futuro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.