Produção inicial de mirtileiros Misty e O’Neal em produção orgânica em Chapecó, SC
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v11i2.49814Palavras-chave:
Vaccinium, produção, sólidos solúveis, AgroecologiaResumo
O mirtilo é muito apreciado por seu sabor exótico, propriedades nutracêuticas e pelo valor econômico. O grupo southern highbush (Vaccinium sp.) tem variedades de baixa exigência em frio, das quais ‘Misty’ e ‘O’Neal’ estão entre as mais cultivadas no mundo. O objetivo do trabalho foi avaliar a produção inicial de ‘Misty’ e ‘O’Neal’ sob produção orgânica nas condições de Chapecó/SC. O experimento foi executado em Chapecó, altitude de 630 m, em unidade de produção orgânica. O plantio foi realizado em agosto/11, espaçamento de 4 x 1,5 m. O número e a massa de frutos, a massa média e massa individual dos frutos foram avaliadas até o quarto ano. A cultivar Misty foi mais produtiva independente do ano, e as épocas de colheita foram semelhantes entre as cultivares. A massa média de frutos não foi significativamente diferente entre cultivares, mas aumentou significativamente com o passar dos anos, passando de 1,25 a 1,76 g. No terceiro ano, ‘O’Neal’ produziu frutos maiores que 1 g em em maior proporção, apesar da menor produção global. Conclui-se que a produção iniical de ‘Misty’ é maior que da cultivar O’Neal em manejo orgânico em Chapecó.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.