Alterações no ecossistema pastoril causadas pelo manejo agroecológico em pastagem de Brachiaria decumbens
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v9i3.49768Palavras-chave:
Carbono orgânico, ecossistema pastoril, pastagemResumo
Objetivou-se com esse trabalho avaliar em pastagem de Brachiaria decumbens o efeito positivo da inclusão de matéria orgânica no solo quanto à produção, estrutura da forragem e fixação de carbono no solo. Os tratamentos utilizados foram: esterco ovino; cobertura vegetal; composto orgânico + esterco ovino e o tratamento testemunha. Realizaram-se medições de carbono orgânico do solo, análises químicas e avaliação da estrutura do dossel. O delineamento utilizado foi DIC com arranjo fatorial 2x4 (quatro tratamentos, dois períodos) e 3x4 (quatro tratamentos, três períodos) para estrutura do dossel e carbono no solo, respectivamente. Houve um incremento linear (P<0,05; R2 0,97) da concentração de C orgânico no solo ao longo do período experimental. Conclui-se que a inclusão de matéria orgânica, dentro de um manejo agroecológico de pastagens afetou positivamente as características do dossel, bem como aumentando o C no solo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.