A agroecologia e as estratégias de desenvolvimento de três redes cooperativas de produção de leite
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v8i1.49476Palavras-chave:
Agroecologia, redes, redes cooperativas, bovinocultura de leiteResumo
O artigo analisa as estratégias de 03 redes de cooperativas que trabalham com leite no Território Oeste de Santa Catarina, verificando sua aproximação com princípios e práticas agroecológicas. Foram estudadas as redes Aurora, Terra Viva e Ascooper, analisando documentos e realizando entrevistas com suas principais lideranças. A agricultura familiar está na base organizacional das 03 redes e ela adotou a produção de pastagem como a principal forma de alimentação dos animais, o que representa uma inovação coletiva no território, ocorrida de forma difusa, sem liderança de nenhum ator social específico. Além da produção à pasto, a Terra Viva e a Ascooper avançaram com a fitoterapia e a homeopatia na sanidade dos animais, mostrando maior ênfase na construção de sistemas agroecológicos. A Ascooper avança mais, enfatizando sistemas produtivos localizados e investimento em plantas agroindustriais para leite e derivados orgânicos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.