A EVOLUÇÃO DO ENSINO E PESQUISA AGROFLORESTAL NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v18i1.23648Palabras clave:
sistemas agroflorestais, agrossilvicultura, difusão do conhecimentoResumen
Acompanhar a forma de como o ensino e a pesquisa agroflorestal vem se desenvolvendo é fundamental para subsidiar tomadas de decisão e formulação de políticas públicas para a formação de recursos humanos no Brasil. Neste contexto, o presente trabalho se propõe a avaliar a evolução do ensino e pesquisa agroflorestal no Brasil. O levantamento dos dados foi realizado em Plataformas Digitais, quando possível, existentes na Rede de Computadores (ou World Wide Web). Observa-se um significativo crescimento do ensino e pesquisa agroflorestal em todas as regiões brasileiras. No ensino, destaca-se o papel dos Institutos Federais e universidades públicas, bem como o aumento de disciplinas e de cursos com foco mais sistêmico ofertados na graduação e pós-graduação. Na pesquisa, destaca-se a forte internacionalização dos artigos publicados. A desigualdade regional e intrarregional é bem percebida tanto no ensino quanto na pesquisa agroflorestal brasileira.
Descargas
Citas
ALTIERI, Miguel. A.; NICHOLLS, Clara. I. Agroecology: Challenges and opportunities for farming in the Anthropocene. International Journal of Agriculture and Natural Resources, v. 47, n. 3, p. 204-215, 2020.
BAGGIO, Amilton. J. O estado da arte do ensino agroflorestal no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 2., 1998, Belém. Anais eletrônicos... Belém: Embrapa Amazônia Oriental, 1999. Embrapa Amazônia Oriental. Documentos, n. 25, p. 151-159, 1999.
BAIG, Mirza. B.; BURGESS, Paul J.; FIKE, Jonh. H. Agroforestry for healthy ecosystems: constraints, improvement strategies and extension in Pakistan. Agroforestry Systems, v. 95, n. 5, p. 995-1013, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s10457-019-00467-4>. Acesso em 05 dez. 2021.
BALLA, João. V. Q.; MASSUKADO, Luciana. M.; PIMENTEL, Vania. C. Panorama dos cursos de agroecologia no Brasil. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 9, n. 2, p. 3-14, 2014.
BOLFE, Ana P. F.; DE SIQUEIRA, Edmar. R.; BOLFE, Édson. Sistemas agroflorestais: uma proposta educativa. Agrossilvicultura, v. 1, n. 1, p. 61-70, 2004.
GUIMARÃES, André R.; BRITO, Cristiane S.; SANTOS, José. A. B. Expansão e financiamento da pós-graduação e desigualdade regional no Brasil (2002-2018). Práxis Educacional, v. 16, n. 41, p. 47-71, 2020.
HEMMELGARN, Hannah; GOLD, Michael; BALL, Anna; STELZER, Hank. Agroforestry education for high school agriculture science: an evaluation of novel content adoption following educator professional development programs. Agroforestry Systems, v. 93, n. 5, p. 1659-1671, 2019.
HÜBNER-ROSENAU, Dorina; KOCH, Olef; HOFMANN, Paul; GROSSE, Franz; BLOCH, Ralf; CREMER, Tobias. Education on agroforestry in the context of sustainable development. In: EUROPEAN AGROFORESTRY CONFERENCE, 4., 2018, Nijmegen. Anais eletrônicos... Nijmegen: The Netherlands European Agroforestry Federation/University of Santiago de Compostela, 2018.
MENDES, Eduardo, T. B..; FERNANDES, Bruna L. P. A difusão do conhecimento agroecológico no Brasil a partir da identificação da procedência dos participantes de eventos científicos. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 17, n. 2, p. 72–89, 2022.
MIRANDA, Izildinha S.; SÁ, Tatiana D. A.; MENEZES, Marlon. Situação atual e perspectivas do ensino, capacitação e pesquisa agroflorestal no Brasil: uma abordagem com ênfase na região amazônica. In: MULLER, Manfred W.; GAMA-RODRIGUES, Antônio. C.; BRANDÃO, Isabel C. S. F. L. L.; SERÔDIO, Maria Helena. C. F. (Ed.). Sistemas agroflorestais, tendência da agricultura ecológica nos trópicos: sustento da vida e sustento de vida. Ilhéus, BA: SBSA: CEPLAC; Campos dos Goytacazes, RJ: UENF. p.243-255. 2004.
NAIR, P. K. R. State-of-the-art of agroforestry research and education. Agroforestry systems, v. 23, n. 2, p. 95-119, 1993.
OLIVEIRA, José. S. R.; KATO, Osvaldo. R.; OLIVEIRA, Terezinha F.; QUEIROZ, Joaquim C. B. Evaluation of sustainability in Eastern Amazon under proambiente program. Agroforestry systems, v. 78, n.3, p.185-191. 2010.
ONU. Organização das Nações Unidas. Transforming Our World: The 2030 Agenda for Sustainable Development. A/RES/70/1. 2015.
PARRÉ, José L.; GUILHOTO, Joaquim J. M. A desconcentração regional do agronegócio brasileiro. Revista Brasileira de Economia, v. 55, n.2, p.223-25, 2001.
RATNADASS, Alain.; BARZMAN, Marco. 2014. Ecological Intensification for Crop Protection. pp. 53-82. In: OZIER-Lafontaine, Harry; LESUEUR-JANNOYER, Magalie (Eds.) Sustainable agriculture reviews 14: Agroecology and global change. Springer, Cham, 2014. p. 53-81.
SÁ, Tatiana D. A.; KANASHIRO, Milton; LEMOS, Walkymário. D. P. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na pesquisa agrícola amazônica: um desafio para atingir a sustentabilidade. Agroecossistemas, v. 6, n. 1, p. 110-124, 2014.
SÁ, Tatiana D. A.; KATO, Osvaldo. R.; LEMOS, Walkymário D. P.; SILVA, Luis M. S. A experiência das disciplinas integradas Agroecologia e Sistemas Agroflorestais no Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, UFPA/Embrapa Amazônia Oriental. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM AGROECOLOGIA, 2., 2016, Seropédica. Anais eletrônicos... Seropédica: UFRRJ, 2016. Cadernos de Agroecologia, v. 12, n.1, 2017.
SÁ, Tatiana D. A.; KATO, Osvaldo R.; VASCONCELOS, Steel S.; SHIMIZU, Maurício; ARAGÃO, Débora V.; AZEVEDO, Célia M. B.; BORGES, Anna Christina M. R.; SILVA, Alysson R. B. Alternativas à agricultura de corte e queima em processos de transição agroecológica: um desafio para a agricultura amazónica. In CONGRESO LATINOAMERICANO DE AGROECOLOGÍA, 5., 2015, La Plata. Anais eletrônicos... La Plata: Universidad Nacional de La Plata, 2015.
SÁ, Tatiana D. A.; KANASHIRO Milton; LEMOS Walkymário D. P. Desafios da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade na pesquisa agropecuária e florestal. In: PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; FERNANDES Valdir; PACHECO, Roberto C. S. (Eds). Ensino, pesquisa e inovação. Desenvolvendo a interdisciplinaridade, Barueri, Manole, 494-516. 2017.
SAAB, Flávio; DIAS, Fagner O.; LOPES, André V.; RAMALHO, Pedro I. S. Políticas públicas e desenvolvimento humano: fatores que impactam o IDH em municípios brasileiros. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 20, n. 2, p. 209-230, 2021.
SILVA, Daniel P. SAFs – Sistemas Alternativos de Produção. Revista de Extensão e Estudos Rurais, v. 2, n. 1, p. 153-162, 2013.
SYVITSK, Jaia; WATERS, Colin N.; DAY, John; MILLIMAN, John D. SUMMERHAYES, Colin; STEFFEN, Will; ZALASIEWICZ, Jan; CEARRETA, Alejandro; GAŁUSZKA, Agnieszka; HAJDAS, Irka; HEAD, Martin J.; LEINFELDER, Reinhold; MCNEILL, J. R.; POIRIER, Clément; ROSE, Neil L.; SHOTYK, William; WAGREICH, Michael; WILLIAMS, Mark. Extraordinary human energy consumption and resultant geological impacts beginning around 1950CE initiated the proposed Anthropocene Epoch. Communications Earth and Environment, v.1, n.32, p. 1-13, 2020
TOLENTINO, Lutgarda L.; LANDICHO, Leila D. Promoting sustainable development via agroforestry education: lessons and experiences from the Philippines. Journal of Developments in Sustainable Agriculture, v. 6, n.1, p.8-19. 2011.
VIEIRA FILHO, José E. R. 100 anos de censo agropecuário no Brasil: 1920–2020. Revista de Política Agrícola, v. 29, n. 1, p.133-135, 2020.
ZALASIEWICZ, Jan; WATERS, Colin N.; WILLIAMS, Mark; SUMMERHAYES, Colin (Eds) The anthropocene as a geological time unit: a guide to the scientific evidence and current debate. Cambridge: University Press. 2019. 362 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Izildinha Souza Miranda, Breno Pinto Rayol
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista pertenecen a los autores, siendo los derechos de primera publicación de la revista.
Licencia
Cuando se publican en esta revista de acceso abierto, con licencia CC BY 4.0, los artículos se distribuyen de forma gratuita y pueden compartirse y adaptarse para cualquier propósito, incluidos los comerciales. Como atribución de uso, la licencia requiere que se otorgue el crédito apropiado, con un enlace a la licencia e indicación de cambios. Esto no significa que el licenciante apruebe el uso de la información contenida en el artículo o la persona que utilizó esa información. También implica la imposibilidad de aplicar medidas legales o tecnológicas que restrinjan el uso de la información por parte de terceros.