Sistemas agroflorestais comerciais em áreas de agricultores familiares no município de Altamira, Pará
Palavras-chave:
Agricultura familiar, agroecossistemas, fatores de adoçãoResumo
O objetivo deste estudo foi caracterizar os sistemas agroflorestais comerciais adotados por agricultores familiares no município de Altamira-Pará. Utilizaram-se abordagens participativa e multidisciplinar, ferramentas do Diagnóstico Rural Participativo e Diagnóstico Rural Rápido. Os dados foram analisados pela estatística descritiva e análise de fator. Os sistemas são compostos por espécies frutíferas e essências florestais. A Khaya senegalensis DESR (A. Juss), Copaiba sp.,Carapa guianensis Aubl., Bertolletia excelsa Mart. e Euterpe oleraceae Mart. foram as de maior interesse para os agricultores. Os SAF são estabelecidos e manejados de forma tradicional e as atividades executadas manualmente. A ausência de financiamento e a carência de assistência técnica são as principais limitações para os sistemas. O aumento da produção e dos preços dos produtos são as principais aspirações. Os fatores que afetaram a adoção dos SAF foram lucratividade, segurança alimentar e conservação ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.