QUINTAIS AGROFLORESTAIS: ESTRUTURA, COMPOSIÇÃO E ORGANIZAÇÃO SOCIOPRODUTIVA

ESTRUTURA, COMPOSIÇÃO E ORGANIZAÇÃO SOCIOPRODUTIV

Autores

  • RAIMUNDA ROSIMERE DE OLIVEIRA MOURA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
  • NATALINO DE OLIVEIRA MOURA Graduando em Engenharia Agronômica. Universidade Federal Rural da Amazônia, Paragominas, PA.
  • WALMER BRUNO ROCHA MARTINS Doutorando em Ciências Florestais, no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), pela Universidade Federal Rural da Amazônia , Belém, PA.
  • CARLOS DOUGLAS DE SOUSA OLIVEIRA Professor efetivo da Universidade Federal Rural da Amazônia, Paragominas, PA.

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v16i1.23087

Palavras-chave:

Autoconsumo familiar, Diversidade de espécies, Sustentabilidade

Resumo

Os quintais agroflorestais são representações de sistemas diversificados, fundamentados em conhecimentos tradicionais, sendo o manejo pautado em saberes agroecológicos, que abrangem o modo de vida do agricultor. Desse modo, o objetivo foi avaliar a estrutura, composição e a organização socioprodutiva de quintais agroflorestais em comunidades rurais do município de Igarapé Açu, Pará. O estudo foi realizado em dez quintais agroflorestais, localizados nas comunidades do Triângulo, São Jorge do Jabuti, Limão e Dezesseis, localizadas no município de Igarapé-Açu. A metodologia baseou-se em formulários, entrevistas semiestruturadas, técnica turnê guiada, bola de neve e observação direta. Constatou-se que os quintais agroflorestais eram compostos, principalmente, por espécies agrícolas, medicinais e florestais, com expressiva diversidade e distribuição desuniforme. O componente animal mais frequente foram as aves, mantidas com o intuito de assegurar a soberania e segurança alimentar das famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.