CARACTERIZAÇÃO AGROECOLÓGICA DE SISTEMAS TRADICIONAIS DE PRODUÇÃO DO AÇAÍ (EUTERPE SPP.) EM CARAUARI, NO MÉDIO RIO JURUÁ, ESTADO DO AMAZONAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v16i2.23200

Palavras-chave:

Inventário, Solo, Unidade de conservação, Projeto de assentamento

Resumo

Em Carauari, a coleta extrativa e o cultivo do açaí (Euterpe spp.) resultam do manejo complexo de agroecossistemas que diferem em seus aspectos sociais e organizacionais. Para descrever os padrões de organização agroecológica desses diferentes agroecossistemas produtores de açaí, foram realizados levantamentos dendrométricos e edafológicos, para caracterização das estruturas das populações de Euterpe spp., suas distribuição e interação nos sistemas ambientais e sociais locais. Os levantamentos foram conduzidos em três territórios coletivos: Projeto de Assentamento Riozinho, na Reserva Extrativista Médio Juruá; e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Uacari. Os açaizais ocorrem em ambiente de terra firme ou em áreas próximas de corpos d’água, sob a forma de floresta extrativa de E. precatoria ou de sistemas cultivados. Esses últimos podem ser monocultivos, consórcios entre as espécies Euterpe oleraceae e Euterpe precatoria, ou sistema agroflorestal com outras espécies de frutíferas e madeireiras, associadas ou não com a criação de animais. Esses agroecossistemas geram significados econômicos e culturais importantes, além de estruturarem as paisagens locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhassem Antônio Silva de Siqueira, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2018), engenheiro florestal pela Universidade Federal do Amazonas (2001), mestre em Biotecnologia e recursos naturais da Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (2005). Em sua trajetória profissional acumula experiência na coordenação de projetos de manejo de recursos florestais, estudos sócio-ambientais em comunidades tradicionais na Amazônia; além da execução de inventário de recursos florestal. Atuante na área da educação como professor em cursos técnicos ambientais profissionalizantes e na academia federal do Amazonas em ciências agrárias. Desenvolveu em seu doutorado uma abordagem sistêmica junto as cadeias de valor do açaí, estabelecendo meios para quantificar e qualificar partes do todo ambiental, relacionado ao fenômeno social do trabalho em comunidades rurais de Carauari. A abordagem integrativa possibilitou a compreensão de partes constituintes da auto-organização que move o sistema ambiental na produção e re-produção do açaí no Bioma Amazônico.

Henrique dos Santos Pereira, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1992) e doutorado em Ecologia pela The Pennsylvania State University (1999). Atualmente, é professor titular da Faculdade de Ciências Agrárias e do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas, onde atua como membro da coordenação do programa de pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (www.ppgcasa.ufam.edu.br) (2019-2021). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura Familiar, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades ribeirinhas, agricultura familiar, manejo de recursos naturais, extrativismo e políticas de gestão ambiental. É secretário executivo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade - ANPPAS (2019 -2023).

 

Suzy Cristina Pedroza da Silva

Doutora em Geociências Aplicadas pela Universidade de Brasília - UnB em 2014. Mestre em Agricultura e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas, área de concentração - agroecologia em 2006. Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Amazonas em 2003. Tem experiência na área de Geoprocessamento, Sistemas de Informação Geográfica e Sensoriamento Remoto, Recursos Florestais, Agricultura Familiar e Sistemas Agroflorestais.

Downloads

Publicado

2021-06-25

Como Citar

de Siqueira, J. A. S., Pereira, H. dos S., da Silva, S. C. P., & Midosi Ricart, M. L. de A. (2021). CARACTERIZAÇÃO AGROECOLÓGICA DE SISTEMAS TRADICIONAIS DE PRODUÇÃO DO AÇAÍ (EUTERPE SPP.) EM CARAUARI, NO MÉDIO RIO JURUÁ, ESTADO DO AMAZONAS. Revista Brasileira De Agroecologia, 16(2), 13. https://doi.org/10.33240/rba.v16i2.23200

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.