MACRÓFITAS COMO FONTE DE NUTRIENTES NO CRESCIMENTO INICIAL DE PLANTAS DE GIRASSOL
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v16i2.23388Keywords:
Biomassa vegetal, Helianthus annus L., Análise de crescimento de plantasAbstract
O presente trabalho analisou o crescimento inicial de plântulas de girassol submetidas a diferentes concentrações e espécies de macrófitas verificando a viabilidade da utilização como fonte de nutrientes. Avaliaram-se variáveis biométricas e de vigor através das medidas de diâmetro do coleto, altura da parte aérea, número de folhas, teores relativos de clorofila e produção de matérias secas das raízes e partes aéreas. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com 4 diferentes materiais para composição dos substratos: Salvinia auriculata, Thalia geniculata, Cyperus auriculatus e composto misto de macrófitas, e as seguintes concentrações de Nitrogênio em macrófitas nos substratos: 40, 80 e 120 kg N ha-1. Foram utilizados como tratamentos controle: vasos contendo somente areia e vasos com areia e húmus de minhoca comercial na proporção de 80 kg N ha-1. As coletas foram realizadas aos 14 e 21 Dias Após a Semeadura (DAS), contendo oito repetições com três plantas cada. As médias obtidas aos 14 e 21 DAS foram comparadas pelo teste de Tukey (P ≤ 0,05) através do programa estatístico Sisvar 5.6. Verificou-se que a utilização de macrófitas promoveu incrementos nas variáveis analisadas, contudo, os melhores resultados foram proporcionados pelo tratamento Salvinia sp. a 120 Kg N ha-1.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.