Florística e potencial medicinal de plantas espontâneas em agroecossistema de pinhão bravo sob condição salina
Palavras-chave:
Potencial fitoterápico, plantas daninhas, percentual de infestaçãoResumo
As plantas espontâneas são erroneamente denominadas plantas “daninhas” ou invasoras porque crescem em lugares indesejáveis. Objetivou-se analisar a florística e o potencial medicinal de plantas espontâneas em agroecossistema de pinhão bravo sob condição salina (3,0 dS). A identificação visual das espécies foi realizada com o auxílio de um manual de identificação. As variáveis analisadas foram percentuais de infestação e medicinal, número de indivíduos por família, número de espécie e número total de indivíduos. Constatou-se a presença de 424 indivíduos, 16 espécies, distribuídas em oito famílias. As espécies mais infestantes foram Commelina benghalensis, Brachiaaria plantaginea, Cynodon dactylon, Acanthospermum hispidum, Siegesbeckia orientalis, Cyperus rotundus e Ricinus communis com 27,83, 19,33, 17,92, 9,90, 7,78, 4,95 e 4,24% de infestação, respectivamente. Observou-se que 48,58% das espécies identificadas são medicinais. Pode-se concluir que este cultivo possui potencial pra exploração de espécies fitoterápicas e que ambientes salinos possuem elevadas quantidades de plantas espontâneas que podem ser exploradas para fins medicinaisDownloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 autor
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.