Do útero à terra: encontro de corpos que menstruam em uma horta agroecológica de ervas medicinais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33240/rba.v18i5.51180

Palavras-chave:

ecofeminismo, pobreza menstrual, agroecologia, autocuidado

Resumo

Buscamos analisar os impactos da construção de uma horta agroecológica de ervas medicinais, na vida de pessoas que menstruam, residentes na Comunidade Renascer, situada em Piracicaba, SP. A coleta de narrativas foi realizada durante as visitas à comunidade, entrevista semiestruturada e rodas de conversa. A partir das partilhas nos encontros e construção da horta, observamos as mudanças em relação à terra, com esses corpos que menstruam, em relação ao ciclo, alimentação e práticas de autocuidado. Observamos a relação intrínseca entre conhecimentos partilhados entre as gerações, diante da perspectiva ecofeminista e a forma na qual as participantes passaram a ressignificar a ocupação do espaço e a utilização das ervas, inclusive nos questionamentos sobre a ausência dos serviços públicos de saúde, enfatizando a relação entre a opressão e a degradação do meio ambiente, rompido pelo patriarcado, no ato de cuidar da terra relacionado ao ato de cuidar de si mesma (e umas das outras).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. Coleção Feminismos Plurais. São Paulo: Editora Jandaira, 2023. 208p.

ALTIERI, Miguel. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Expressão popular, 3ª edição, 400p. 2012.BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica. 2015. 199p.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução: Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003. 288p.

FLORES, Bárbara N.; TREVIZAN, Salvador D. P. Ecofeminismo e comunidade sustentável. Estudos Feministas. v. 23, n.1, p. 11-34 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-026X2015v23n1p/011.Acesso em: 25 ago. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996. 76p.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 12.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1979. 295 p.

GARCIA, Loreley G. Ecofeminismo: Múltiplas Versões. Revista Ártemis, v. 10, p.96-118 2009. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/11829. Acesso em: 18 fev. 2023.

GODOY, Lucimar P.; FREITAS, Roseane S.; OLIVEIRA, Elaine C. V. de. A Covid-19 e o desafio para o cuidado das populações vulneráveis no Estado do Paraná. Revista de Saúde Pública do Paraná, v. 3, n. 11, p. 22-29, 2020. Disponível em: http://revista.escoladesaude.pr.gov.br/index.php/rspp/article/view/421.Acesso em 20 jan. 2023.

GOMES, Bárbara I. R.; SILVA, Isabella H.; ALCANTARA, Marcos V. B. M.; ALVES, João A.; SOUZA, Silvia R. de; OLIVEIRA, Laudimar A. de; SOARES, Maria C.; ZANETTI, Carlos H. G. Quintal da saúde: plantas medicinais na promoção do cuidado. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 32567–32542, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27344. Acesso em: 20 fev. 2023.

HERRERA, Karolyna M. Da invisibilidade ao reconhecimento: mulheres rurais, trabalho produtivo, doméstico e de care. Revista de Sociologia Política, v.15 edição especial. p.208-233, 2016. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7984.2016v15nesp1p208. Acesso em 10 nov. 2022.

KINCHELOE, Joe L. Para além do Reducionismo: diferença, criticalidade e multilogicidade na bricolage e no pós-formalismo. In: PARASKEVA, João (Org.). Currículo e Multiculturalismo. Tradução de Helena Raposo e Manuel Alberto Vieira. Mangualde. Portugal: Edições Pedago, 2006. p. 63-93.

KINCHELOE, Joe L. Redefinindo e Interpretando o Objeto de Estudo. In: KINCHELOE, Joe L.; BERRY, Kathlenn S. Pesquisa em Educação: conceituando a bricolagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 101-122.

MBEMBE, Achille. Necropolítica, biopoder, soberania, estado de exceção, política de morte, original 2003, São Paulo: Editora N-1 edições. 2018. 80p. Disponível em:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/primafacie/article/view/41651/22587. Acesso em 28 dez. 2022.

MUNRO, Malcolm G. Heavy menstrual bleeding, iron deficiency, and iron deficiency anemia: Framing the issue. International Journal of Gynecology & Obstetrics. v. 162, n. S2, p. 7 – 13, ANO2023. Disponível em: https://doi.org/10.1002/ijgo.14943 Acesso em 18 ago. 2023.

NEIRA, Marcos G. Educação Física. São Paulo: Blucher, 2011. 116p.

OCA, Laboratório de Educação e Política Ambiental. Método Oca de Educação Ambiental: Fundamentos e Estrutura Incremental. Ambient & Amp. Educação, v. 21, n. 1, p.75-93, 2016. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/6012. Acesso em 15 dez. de 2022.

SILIPRANDI, Emma. Mulheres e agroecologia: transformando o campo, as florestas e as pessoas. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015. 352p.

SILVA, Maria M. L. da; MELO, Maria A. C. de. Planejamento adaptativo: uma resposta para sistemas complexos. Anais. Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional. Rio de Janeiro/ Rio de Janeiro.2002. 12p. Disponível em: http://www.din.uem.br/sbpo/sbpo2002/pdf/arq0015.pdf. Acesso em 02 jan. 202.

SOUZA, Izautina V. de; BRASIL, Christina C. P.; SILVA, Raimunda M. da; VASCONCELOS, Dayse P. e; VASCONCELOS FILHO, José E. de; FINAN, Timothy J.; BEZERRA, Ilana N.; PINHEIRO, Cleoneide P. O. Enfrentamento de problemas que impactam na saúde de uma comunidade socialmente vulnerável sob a ótica dos moradores. Ciência & Saúde Coletiva, v; 24, n. 5, p.1647-1656 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232018245.04392019. Acesso em 28 jan. 2023.

Downloads

Publicado

2023-11-07

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.