Tratamento homeopático para mitigação do estresse hídrico na germinação de aveia preta (Avena strigosa sherb)
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v16i2.23412Palavras-chave:
Calcarea carbonica, Sementes, Agroecologia, HomeopatiaResumo
O uso de insumos quimiosintéticos na agropecuária tem ocasionado riscos à saúde humana, animal e ambiental. Portanto, é necessário repensar o modelo de agricultura praticada na atualidade com o uso intensivo de insumos de alto impacto ambiental. A homeopatia apresenta promissor potencial de uso na agricultura e na pecuária. Este estudo teve como objetivo a seleção do preparado homeopático e posterior avaliação do uso na mitigação do estresse hídrico em sementes de duas cultivares de aveia preta (Avena strigosa Schreb). O preparado homeopático de Calcarea carbonica foi selecionado por repertorização homeopática e utilizado na potência 7CH. As sementes foram submetidas a dois testes de germinação sob quatro diferentes níveis de estresse hídrico, 0 MPa, -0,2 MPa, -0,4MPa e -0,8MPa e de condutividade elétrica, com e sem aplicação de Calcarea carbonica. Os testes foram avaliados quanto à taxa de germinação e aos resultados de condutividade elétrica. Os melhores resultados de mitigação do estresse hídrico em sementes cultivar IAPAR CABOCLA foram obtidos com Calcarea carbonica para o teste de germinação nos níveis de estresse por pressão osmótica de -0,2 e -0,4 Mpa em comparação ao tratamento sem a aplicação da homeopatia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.