SISTEMAS AGROFLORESTAIS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR: FORMAÇÃO DE REDES RURAIS NO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v16i2.23001Palavras-chave:
Sistemas Agroflorestais, Desenvolvimento Rural, Agricultura FamiliarResumo
O objetivo deste trabalho é analisar a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), usando a perspectiva da produção de novidades e a formação de redes rurais. Serão analisados três casos empíricos no Rio Grande do Sul: da citricultura ecológica no Vale do Caí; da bananicultura agroflorestal no Litoral Norte e a produção da erva-mate agroflorestal em Machadinho. A abordagem utilizada considera que os SAFs sejam novidades, pois o desenho dos sistemas produtivos não advém, exclusivamente, de modelos gerados em centros de pesquisa que foram difundidos aos produtores, senão, que as agroflorestas são fruto da interação entre experiências e conhecimento dos próprios agricultores e o trabalho de campo de extensionistas e pesquisadores. Porém, embora a adoção de SAFs seja tecnicamente viável para as propriedades familiares, criando sinergias entre agricultura e conservação da biodiversidade, a transformação mais geral no nível das paisagens depende da organização de todos os elementos que compõem a formação de redes rurais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.