Na encruzilhada dos saberes e práticas: inserções antropológicas sobre estranhamento e alteridade no interior da Agroecologia
DOI:
https://doi.org/10.33240/rba.v7i2.49321Palavras-chave:
agroecologia, antropologia, diversidade cultural, alteridade, simetriaResumo
O objetivo do artigo é apresentar elementos antropológicos que podem contribuir com o processo, já em curso, de edificação da agroecologia como campo de intersecção entre diferentes conhecimentos e práticas. O foco de atenção é a relação entre os agentes de saberes e práticas acadêmicas e os agentes de saberes e práticas locais e etnicamente determinadas. Para tanto, (1) buscamos discutir a incursão teórica da agroecologia sobre a diversidade cultural e suas decorrências práticas; (2) empreendemos uma destilação sobre as principais situações de estranhamento entre técnicos/cientistas e famílias agricultoras; e (3) apresentamos elementos conceituais da antropologia – “cultura”, “alteridade” e “simetria” – que podem contribuir tanto para superação dessas situações de estranhamento, quanto para relações de mútuo aprendizado entre os diferentes sujeitos imersos em contextos agroecológicos.Downloads
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