Produção de adubos verdes e a utilização dos resíduos no cultivo da cebolinha
Palavras-chave:
Allium fistulosum, leguminosas, nutrição de plantasResumo
Com o objetivo de avaliar a produção de adubos verdes e seu efeito residual no crescimento da cebolinha cultivada na região Agreste de Alagoas foi realizado experimento em blocos casualizados, os tratamentos foram sete espécies de leguminosas e a vegetação espontânea. Foi avaliado no florescimento das leguminosas a fitomassa fresca, fitomassa seca, teores e extração de nutrientes. Os resíduos das plantas ficaram no campo e foram incorporados ao solo, em seguida foi plantada a cebolinha, aos 60 dias foi colhida e realizadas as avaliações de crescimento. Todas as espécies de leguminosas avaliadas apresentaram potencial para uso como adubo verde para a produção de cebolinha. A vegetação espontânea apresentou baixa produção de matéria seca, teor e extração de nutrientes, não devendo ser indicada para adubação verde em ambientes sobre cultivo convencional. Os resíduos das leguminosas proporcionaram na cebolinha maior número de folhas, diâmetro inferior do bulbo e massa seca do bulbo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 autor
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aviso de direitos autorais
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista permanecem com os autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Licença
Quando publicados nesta revista de acesso aberto, licenciados por meio do CC BY 4.0, os artigos são distribuídos gratuitamente, podendo ser compartilhados e adaptados para qualquer finalidade, inclusive comercial. Como atribuição de uso, a licença exige que seja dado o devido crédito, com um link para a licença e indicação de alterações. Isso não significa que o licenciante endosse o uso das informações do artigo, ou a pessoa que usou essas informações. Implica, também a, impossibilidade de aplicação de medidas legais ou tecnológicas que restrinjam o uso da informação por terceiros.